FILTRAÇÃO LENTA PARA O TRATAMENTO DE ÁGUAS PARA PEQUENAS COMUNIDADES RURAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/reec.v4i2.19705Resumo
Este trabalho teve como objetivo a construção de um filtro lento em escala laboratorial tendo como meio filtrante areia e mantas sintéticas não tecidas visando o tratamento de água para pequenas comunidades rurais utilizando para isto materiais simples e de baixo custo. O filtro lento foi construído utilizando um tubo cilíndrico de policloreto de vinila com altura útil de 1000 mm, diâmetro de 150 mm. A espessura do material filtrante foi constituída de uma camada de 400 mm de areia seguido de 100 mm de brita. Entre as camadas descritas e no topo foram utilizadas mantas sintéticas não tecidas com gramatura de 400 g/m2. Na avaliação da eficiência do filtro lento foram empregados os seguintes parâmetros: cor, pH, turbidez, fenóis totais e oxigênio consumido (OC) visando o monitoramento da água de uma lagoa dentro do Campus do Centro de Ciências Agrárias (CCA-UFSCAR). Os principais resultados encontrados foram: valor de pH 7,0 ±0,07, 90 % de redução da turbidez, 50 % de redução da coloração, 50 % de redução da matéria orgânica e não foi detectado concentrações de fenóis. De acordo com as análises realizadas, no período de quatro meses, ficou evidenciado que a amostra em estudo referente à lagoa de dentro do Campus apresenta-se em boas condições, conseguindo realizar o ciclo de minerais importantes e que o filtro lento construído demonstra eficiência no polimento da matriz em estudo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-08-31
Como Citar
NASCIMENTO, A. P.; PELEGRINI, R. T.; BRITO, N. N. FILTRAÇÃO LENTA PARA O TRATAMENTO DE ÁGUAS PARA PEQUENAS COMUNIDADES RURAIS. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 4, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/reec.v4i2.19705. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/19705. Acesso em: 20 dez. 2024.
Edição
Seção
Meio Ambiente
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.