Estudo de Patologias nos Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários do Prédio do Ciclo Básico II da UNICAMP
DOI:
https://doi.org/10.5216/reec.v2i1.15124Resumo
Este trabalho apresenta o levantamento de patologias e não conformidades nos Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários (SPHS) do prédio do Ciclo Básico II da Unicamp. Para a realização deste estudo foram utilizadas as metodologias de aplicação de Avaliação Pós Ocupação (APO) e Avaliação Durante Operação (ADO), com a intenção de mensurar a satisfação do usuário e o seu grau de percepção dessas patologias em associação com uma correspondente investigação técnica do desempenho dos sistemas. Foram aplicados 55 questionários a diferentes categorias de usuários, contendo quesitos ligados à caracterização do perfil do usuário, desempenho dos ambientes sanitários e satisfação de uso destes ambientes. Paralelamente foram investigadas patologias presentes nos ambientes por meio de avaliação in loco e registro fotográfico. Como resultados pode-se atribuir as principais patologias encontradas à falta de manutenção adequada e ao vandalismo. Pode-se notar também o grau de insatisfação de parte dos usuários quanto ao desempenho dos sistemas SPHS.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-07-25
Como Citar
REIS, R. P. A.; DE CASTRO TEIXEIRA, P.; F. GNIPPER, S.; V. F. MONTEIRO, J. Estudo de Patologias nos Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários do Prédio do Ciclo Básico II da UNICAMP. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 2, n. 1, 2011. DOI: 10.5216/reec.v2i1.15124. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/15124. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Construção Civil
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.