4 - Avaliação sanitária do líquido percolado em área irrigada com efluente anaeróbico
DOI:
https://doi.org/10.5216/reec.v1i1.11058Resumo
O reuso de efluente na agricultura surge como uma ótima alternativa de destino para o efluente tratado, visto que este pode fornecer água, matéria orgânica, e nutrientes vantajosos para as plantas, ao mesmo tempo em que possui concentrações que extrapolam os padrões de lançamento. Neste estudo o reuso do efluente resultante de tratamento em uma lagoa anaeróbia foi feito por meio de um sistema de irrigação por sulcos rasos, tendo como principal objetivo a determinação de taxas de aplicação no solo, que sejam convenientes do ponto de vista sanitário e agronômico, à proteção dos aqüíferos subterrâneos e à produção de colheitas. Para tanto, foram investigadas três lâminas hídricas correspondentes às profundidades de irrigação de 0,20, 0,40 e 0,60 m. O estudo sanitário foi realizado pela coleta de lixiviados de solução do solo extraídas de coletores instalados nas profundidades de 0,25, 0,50 e 0,75 m, e nos quais foram avaliadas as concentrações de nitrato e os parâmetros DBO e DQO. O solo utilizado foi o Argissolo Vermelho-Amarelo, textura média, e os tratamentos contemplaram parcelas irrigadas com efluente e parcelas irrigadas com água e fertilizadas com adubo químico. Empregou-se a cultura do milho (Zea mays) cultivar AG405 durante as safras de verão (estação chuvosa), e de inverno (estação seca), para avaliar a eficiência do sistema Os valores médios obtidos para os coletores de drenagem para DBO indicam uma redução de cerca de 94% em relação ao efluente anaeróbio aplicado na irrigação, com os valores variando de 0,5 a 22,7 mg L-1. Para os valores médios de DQO, observa-se uma redução de cerca de 95% quando comparado aos resultados do efluente anaeróbio. A medida em que se aumenta a profundidade dos coletores observa-se uma redução crescente nestes valores, como esperado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-02-07
Como Citar
SOUZA, S. B. S. 4 - Avaliação sanitária do líquido percolado em área irrigada com efluente anaeróbico. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 1, n. 1, 2011. DOI: 10.5216/reec.v1i1.11058. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/11058. Acesso em: 20 dez. 2024.
Edição
Seção
Saneamento e Ambiente
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.