3 - Remoção de coliformes totais e Escherichia coli utilizando a filtração em múltiplas etapas (FiME) em períodos de alta turbidez da água bruta.
DOI:
https://doi.org/10.5216/reec.v1i1.11036Resumo
Este trabalho resultou do experimento conduzido em escala piloto de uma instalação piloto de Filtração em Múltiplas Etapas (FiME), localizada em Goianápolis, Goiás e alimentada pelo Ribeirão Sozinha, composta de um pré-filtro dinâmico (PFD), um pré-filtro com escoamento vertical ascendente (PFA-1) em camadas, ambos com composições granulométricas diferenciadas, um filtro lento de areia (FLA-1) e um filtro lento de areia com carvão ativado (FLAC). As taxas de filtração utilizadas foram 24 m3/m2. dia para PFD, 12 m3/m2. dia para PFA e 3 m3/m2. dia para FLA-1 e FLAC. A eficiência de remoção de microrganismos coliformes totais e Escherichia coli, em cada unidade filtrante da instalação piloto de FiME foi avaliada por meio de análises microbiológicas utilizando o Colilert®. Os experimentos foram conduzidos em condições de alta turbidez da água bruta. A turbidez média foi de 73,3 uT na primeira carreira, 24,2 uT para a segunda carreira e 93,6 uT para a terceira carreira de filtração, sendo que a qualidade microbiológica da água pode ser comprometida pela turbidez elevada. Os resultados indicaram que, de maneira geral, os filtros lentos apresentaram eficiências significativas e superiores a 95,0% para remoção de coliformes totais e Escherichia coli em todas as carreiras de filtração estudadas. Dessa forma, sugere-se que a tecnologia de FiME, quando operada adequadamente, é um sistema viável na remoção de coliformes totais e Escherichia coli, produzindo água potável em condições compatíveis às estabelecidas pela Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde (BRASIL, 2004) para consumo humano.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-09-29
Como Citar
CAMPLESI, D. C. F. 3 - Remoção de coliformes totais e Escherichia coli utilizando a filtração em múltiplas etapas (FiME) em períodos de alta turbidez da água bruta. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 1, n. 1, 2010. DOI: 10.5216/reec.v1i1.11036. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/11036. Acesso em: 20 dez. 2024.
Edição
Seção
Saneamento e Ambiente
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.