O trabalho docente na universidade no contexto da pandemia da COVID-19:
práxis e alienação
DOI:
https://doi.org/10.5216/rppoi.v19.69674Palavras-chave:
Práxis. Alienação. Trabalho docente. Universidade. Covid-19.Resumo
O presente texto objetiva (re)pensar, mediante um processo de reflexão crítica, o trabalho docente na Universidade no contexto da COVID-19. Assim, apresentamos aspectos do cenário instaurado, sobretudo como este aflorou problemáticas sociais e evidenciou a política segregadora estabelecida no Brasil desde o início do pleito presidencial no ano de 2018. No campo da educação a condição da quarentena impôs o que ficou conhecido, no âmbito das Universidades brasileiras, como regime de aulas não presenciais (REANP), mais uma vez segregando e distanciando os sujeitos sociais da luta política. Professores e alunos se encontraram do dia para a noite inseridos em uma “aula outra”, não havia mais o espaço físico (o concreto) – a sala de aula, mas plataformas e programas desconhecidos que tiveram que ser implementados sem o auxílio de uma formação nem mesmo técnica, quiça crítica e reflexiva. Por fim, alicerçados na concepção de educação crítica, abordamos ainda que as categorias do materialismo histórico dialético, a citar: trabalho, alienação, ideologia, classe social, contradição, negação, totalidade, universalidade, mediação, infraestrutura e superestrutura, são oportunas para leitura do trabalho docente na Universidade, em suma dos nexos internos e contraditórios do mesmo, possibilitando a compreensão crítico-reflexiva, por exemplo, da natureza da aula universitária remota.
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