ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS DA RELAÇÃO PROFESSOR E ESTUDANTE

Autores

Palavras-chave:

Leitura; Relação professor e estudante; Estratégias de ensino e aprendizagem

Resumo

O presente trabalho objetivou compreender como professores e estudantes universitários desenvolvem estratégias de ensino e de aprendizagem de leitura na universidade. O trabalho é de natureza qualitativa e ancora-se nos dispositivos ateliê reflexivo e entrevista narrativas como dispositivo para recolha de informações. Os colaboradores da pesquisa são professores e estudantes de uma instituição pública de ensino superior do estado da Bahia. O estudo se filia às discussões sobre leitura na universidade, tecidas por Anastasiou (2004); Pozo (2002), dentre outros. Como resultado, evidenciou-se que as relações que professores e estudantes estabelecem academicamente influenciam diretamente nos processos de ensinagem e aprendizagem da leitura acadêmica. Do mesmo modo, as narrativas revelaram que a interação entre estudantes e professores quando estabelecidas de forma superficial tem grande impacto negativo nos processos de ensino e de aprendizagem da leitura, principalmente para os estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da SILVA, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-Doutorando e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cpntemporaneidade - PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP. Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação en Educação - PPGE da UEFS. Coordenador do Núlceo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária -NEPPU da UEFS. Professor pesquisador do Grupo de pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO, grupo ligado ao PPGEduC - UNEB.

Lécia Carneiro de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Membro do Núlceo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU/UEFS.

Referências

ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2004.
ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2009.
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Trad. Marcos Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1999.
CASANOVA, J.R., ARAÚJO, A. M., & ALMEIDA, L. S. (2020) Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior. Revista E-Psi, n9 v.1 p.165-181.
DELORY-MOMBERGER, C. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: EDUFRN, São Paulo: PAULUS. 2008
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989
GALLI, F. C. S. Discursos sobre a leitura na contemporaneidade: entre o texto-papel e o texto-tela. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, n. 51.1, p. 175-192, Jan./Jun. 2012.
GOLDENBERG, José. O repensar da educação no Brasil. Scielo. 2017.
LOUIS, Roland. Inovação pedagógica no ensino superior. In: CUNHA, M. I. da; SOARES, S. R.; RIBEIRO, M. L. (Orgs.). Docência universitária: profissionalização e práticas educativas. Feira de Santana: UEFS editora, 2009
MELLO, M. T. de. Estratégias de compreensão leitora na universidade. Linguagens & Cidadania, 2016.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2008
POZO, J. I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
RICOEUR, P. Teoria da interpretação. Trad. de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1996.
SILVA, Fabrício Oliveira da. Formação docente no PIBID: Temporalidades, Trajetórias e Constituição Identitária. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC - Departamento de Educação. Universidade do Estado da Bahia. 2017b. 220fls
SILVA, Vera Lúcia Reis da. Docentes universitários em construção: narrativas de professores iniciantes de uma Universidade Pública no contexto da interiorização no Sul do Amazonas. Tese de Doutorado. PPGEducação/UNISINOS, 2015
VASCONCELOS, Simão Dias, LIMA, KênioErithon Cavalcante. Inclusão social e acesso às Universidades Públicas: o programa Professores do Terceiro Milênio. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, s.n., n.29, jan./jun. 2014.

Downloads

Publicado

07-09-2021

Como Citar

SILVA, F. O. da, & OLIVEIRA, L. C. de. (2021). ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS DA RELAÇÃO PROFESSOR E ESTUDANTE. Poíesis Pedagógica, 19(contínuo). Recuperado de https://revistas.ufg.br/poiesis/article/view/65740