AVANÇOS E DESAFIOS NO FINANCIAMENTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA DE 2000 A 2013

Autores

  • Chaiane de Medeiros Rosa Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, São Paulo, São Paulo, Brasil, chaianemr@hotmail.com
  • Ricardo Ribeiro Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, São Paulo, São Paulo, Brasil, despertarosol@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i1.52562

Resumo

Ao longo dos anos 2000, tem-se um cenário de expansão da educação superior, resultado de políticas voltadas para o fomento das possibilidades de acesso a esse nível de educação a um maior contingente de alunos. Nesse contexto, entende-se como oportuno um artigo que se propõe a investigar o panorama do financiamento desse nível educacional, de modo a desvelar o comprometimento do Estado em termos financeiros para a consolidação das políticas públicas para o setor. Para tanto, desenvolve-se uma pesquisa bibliográfica e documental, com base em autores que versam, mormente, sobre financiamento, e documentos oficiais, principalmente relatórios de dados. E como resultado, reconhece-se que, a despeito dos esforços em aumentar os recursos voltados para a educação superior, o seu financiamento ainda representa um desafio para a continuidade e crescimento das políticas expansionistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chaiane de Medeiros Rosa, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, São Paulo, São Paulo, Brasil, chaianemr@hotmail.com

Pós-Doutorado em Educação na Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus Araraquara (2017). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus Araraquara (2016). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Catalão (2013). Especialista em Português Jurídico pela Faculdade Integrada Grande Fortaleza (FGF) (2013). Graduada em Licenciatura Plena em Letras - Português, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Catalão (2009).  É técnica em assuntos educacionais na UFG.

 

Ricardo Ribeiro, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, São Paulo, São Paulo, Brasil, despertarosol@gmail.com

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1996), Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (1990) e graduado em Ciências Sociais e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1985). É professor assistente doutor na Universidade Federal Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), câmpus de Araraquara.

Downloads

Publicado

2018-09-03