ESCRITA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO CENTRO OESTE: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS

Autores

  • Eurize Caldas Pessanha Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i1.45050

Resumo

Este artigo delineia um retrato da pesquisa em História da Educação na Região Centro-Oeste tal como se apresenta hoje e as questões e projeções que este retrato nos impõe. O levantamento realizado agora pretendeu, na medida do possível, comparar dados de 2004 com os dados de 2014, numa espécie de série histórica para verificar avanços e lacunas em relação à tendência de integração. A principal fonte utilizada foram os dados do Censo 2014 dos Diretórios dos Grupos de Pesquisa – CNPq, além da Revista Brasileira de História da Educação e anais dos Congressos Brasileiros de História da Educação. Foram localizados 19 grupos ativos da área de Educação, certificados pelas instituições localizadas na Região Centro Oeste que traziam como palavra-chave “História da Educação”. Os dados sobre a produção bibliográfica foram extraídos da página de cada grupo e restritos aos líderes dos grupos. Os resultados mostraram um forte incremento dessa produção em todos os indicadores: número de grupos de pesquisa ativos, dissertações, teses, artigos em periódicos, livros e capítulos de livros e trabalhos publicados em
anais de eventos provando que a pesquisa em História da Educação encontra-se ativa e contribui para a consolidação do campo no Brasil. No entanto, a integração interinstitucional está praticamente ausente pois apenas seis dos dezenove grupos registraram parcerias com outras instituições, algumas de outras. Para melhorar esse indicador, são apresentadas sugestões de ações a serem implementadas.

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Publicado

2017-01-24