ESCRITA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO CENTRO OESTE: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v14i1.45050Resumo
Este artigo delineia um retrato da pesquisa em História da Educação na Região Centro-Oeste tal como se apresenta hoje e as questões e projeções que este retrato nos impõe. O levantamento realizado agora pretendeu, na medida do possível, comparar dados de 2004 com os dados de 2014, numa espécie de série histórica para verificar avanços e lacunas em relação à tendência de integração. A principal fonte utilizada foram os dados do Censo 2014 dos Diretórios dos Grupos de Pesquisa – CNPq, além da Revista Brasileira de História da Educação e anais dos Congressos Brasileiros de História da Educação. Foram localizados 19 grupos ativos da área de Educação, certificados pelas instituições localizadas na Região Centro Oeste que traziam como palavra-chave “História da Educação”. Os dados sobre a produção bibliográfica foram extraídos da página de cada grupo e restritos aos líderes dos grupos. Os resultados mostraram um forte incremento dessa produção em todos os indicadores: número de grupos de pesquisa ativos, dissertações, teses, artigos em periódicos, livros e capítulos de livros e trabalhos publicados em
anais de eventos provando que a pesquisa em História da Educação encontra-se ativa e contribui para a consolidação do campo no Brasil. No entanto, a integração interinstitucional está praticamente ausente pois apenas seis dos dezenove grupos registraram parcerias com outras instituições, algumas de outras. Para melhorar esse indicador, são apresentadas sugestões de ações a serem implementadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)