EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i1.35981Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as deturpações que a alienação causa na vida dooperário (nas relações de produção), principalmente sua interferência na vida dos indivíduos, atravésde instituições educacionais, que exercem uma educação alienante, hegemônica e a serviço do sistemado capital. A “alienação” confere uma forma de conduta humana sem autonomia; os primeiros usosdesta palavra surgiram na filosofia hegeliana e posteriormente em Marx. A perspectiva adotada nesteestudo tem por base a produção de Marx (1988; 2001) e Mészáros (2008; 2009), através dos quaispercorreremos alguns campos em que se podem constatar a alienação e os devidos contratempos quecausa à realidade dos indivíduos, enquanto trabalhadores que produzem a mando de uma ordemestranha e para a satisfação de um poder alheio, o que acarreta na formação de indivíduos acríticos,apenas para compor mão de obra qualificada, em detrimento de uma formação comprometida com ousufruto da cidadania.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-03-29
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)