A CONSTRUÇÃO DE INVENTÁRIO E A INTERPRETAÇÃO DE DOCUMENTOS: A EXPERIÊNCIA DAS PRÁTICAS CURRICULARES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i1.35976Resumo
Este artigo propõe analisar os resultados de uma pesquisa realizada na UniversidadeFederal de Alagoas, que teve como objetivo principal elaborar um inventário do acervo doscursos de Ciências Humanas da Universidade entre os anos de 1950 a 1990. A identificação,descrição e interpretação dos documentos são fundamentais para que outros pesquisadorespossam realizar novos trabalhos, além de contribuir para o acervo em si e para pesquisasinteressadas na História da Educação no Brasil. A nossa base teórica se encontra nos estudosda Nova História, especificamente na História Cultural, na medida em que tomamos osdocumentos investigados como elementos essenciais para estudar as ações educativasinscritas nas culturas dos sujeitos que passaram pela Universidade. Por meio do inventáriorealizado, compreendemos que o ensino vivido na instituição estava dissociado da pesquisa eda extensão, tanto no período inicial da criação da Universidade, quanto posteriormente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-03-29
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)