O PEDAGOGO NA REDE ESTADUAL DO PARANÁ: REFLEXÕES ACERCA DE SEU CAMPO DE ATUAÇÃO

Autores

  • Soraia Kfouri Salerno Universidade Estadual de Londrina
  • Rosana Pereira Lopes Universidade Estadual de Londrina
  • Samira Fayez Kfouri Universidade Estadual de Londrina e Universidade Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v13i1.35972

Resumo

Analisa o papel do Pedagogo na Gestão Escolar, apontando a crise de identidadeem sua atuação. O Pedagogo atua num novo marco regulatório, que data a partir do Edital deconcurso público de 2004 pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED/PR, bemcomo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, DCNCP/2005, que sedesdobram em orientações para formação e atuação nos sistemas de ensino. Interessam-nosreconhecer o contexto de atuação do Pedagogo no sistema estadual do Paraná, suas demandase conflitos. Este trabalho é parte do desenvolvimento do projeto de pesquisa realizado naUniversidade Estadual de Londrina: “Gestão administrativa: planejamento educacional emquestão” – GAPEq. A pesquisa de cunho qualitativo utiliza-se de estudo de documentosnormativos que determinam a nova configuração da atuação do Pedagogo no Paraná, bemcomo a observação direta das pesquisadoras, que atuaram e/ou atuam no campo. A crise deidentidade é resultado da defesa de uma transformação da atuação fragmentada em umaproposta integradora, que tem se manifestado como uma perversa transposição de umaconcepção fayolista para uma concepção atualizada aos moldes de uma relação de trabalhoconservadora, que é a busca do generalista com condições de trabalho precárias – a concepçãotoyotista. Ao identificar as tramas, esperamos desvelar as intencionalidades, dando conta dossentidos da atuação do Pedagogo, para poder fazer escolhas.

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Publicado

2016-03-29