INVESTIGAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA: TIPOS DE PESQUISAS E REFERENCIAL TEÓRICO

Autores

  • Elton Antônio Alves Pereira Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, elton@iftm.edu.br
  • Bruna Piau Reis Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, brunapiaureis@gmail.com
  • Sueli Teresinha de Abreu Bernardes Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, sueliabreubernardes@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i1.33353

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa mais ampla que se dedicou ao estudo sobre o estado da arte de pesquisas que tiveram a educação básica como foco ou como campo de investigação. Assumindo uma metodologia de análise da REDECENTRO, o objetivo deste texto é descrever e analisar os tipos de pesquisa utilizados em produções acadêmicas sobre o professor de educação básica, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba, na região Centro-Oeste, no período 2003-2013. O recorte temporal foi escolhido por tratar-se do período inicial de defesa dos trabalhos, até o ano anterior de início da escrita desse artigo. Partindo de estudos bibliográficos e de análises de significados, observou-se que o estudo de caso predomina como opção metodológica, o que é pertinente à abordagem qualitativa predominante nas investigações. O referencial teórico predominante que serve de aporte metodológico a essa modalidade abrange obras contemporâneas que discutem o processo de investigação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elton Antônio Alves Pereira, Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, elton@iftm.edu.br

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), especialista em Controladoria e Finanças pela FUNDACE (FEARP/USP), graduado em Administração pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Atualmente professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba. Ministra aulas nos diversos cursos de nível técnico, graduação e especialização em disciplinas correlatas a área de Administração. Integrante do Observatório da educação: interdisciplinaridade na educação básica - estudos por meio da arte e da cultura popular e da Rede de Pesquisadores sobre professores(as) do Centro-Oeste - REDEDENTRO.

Bruna Piau Reis, Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, brunapiaureis@gmail.com

Aluna do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Uberaba. Bolsista FAPEMIG de iniciação científica; integrante da equipe do projeto de pesquisa "Tipos e procedimentos de pesquisa nas produções sobre o professor na região Centro-Oeste" e da Rede de Pesquisadores sobre Professores(as) do Centro-Oeste - REDECENTRO, integrante do Observatório da Educação - OBEDUC. Área de atuação: pesquisa em educação.

Sueli Teresinha de Abreu Bernardes, Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, sueliabreubernardes@gmail.com

Doutora em Educação e Mestre em Educação Brasileira pela UFG, Mestre em Cîências e Valores Humanos pela UNIUBE; Licenciada em Filosofia. Professora titular da UNIUBE, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação e nos cursos de licenciatura em EAD. Atualmente coordena, no âmbito da UNIUBE, os projetos de pesquisa: Estudos acadêmicos sobre o professor no Centro-Oeste/FAPEMIG, em parceria com UFG, UFMS, UFMT, UFT, UnB, UFU, UEG e UNIUBE; o Observatório da Educação Interdisciplinaridade na Educação Básica: estudos por meio da arte e da cultura popular/CAPES-OBEDUC e FAPEMIG. É membro do Círculo Latinoamericano de Fenomenologia; do Observatorio Internacional de la Profesión Docente - OBIPD, da Universidade de Barcelona; da Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativas; coordenadora institucional da Rede de Pesquisadores sobre Professores(as) do Centro-Oeste - REDECENTRO. É membro do do Conselho Científico da Revista Triângulo (UFTM), do Conselho Editorial do Boletim GEPEP-Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Popular (UNESP) e do Comitê Editorial da Revista Profissão Docente (UNIUBE) e parecerista de diversos periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência nas áreas de Arte, Educação e Filosofia, com ênfase nos estudos interdisciplinares e em metodologia da pesquisa qualitativa, dedicando-se, sobretudo, aos seguintes temas: interdisciplinaridade, fenomenologia bachelardiana, fundamentos filosóficos da educação, interações arte-filosofia-educação, estudos sobre o professor e pesquisa em educação.

Downloads

Publicado

2018-12-07