FORMAÇÂO DO PROFESSOR DE ARTE, ESTUDO CULTURAL E EDUCAÇÂO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i1.31474Resumo
O presente trabalho problematiza alguns dos percursos de formação de professores de arte tendo como base os estudos culturais e a educação inclusiva. Ao refletir sobre a formação do professor de arte sob estes focos, há uma preocupação com a compreensão de quem somos no mundo social. Isto parece ser uma das questões que mais atrai tanto a mídia como o mundo acadêmico da contemporaneidade. O mesmo interesse não se atém somente à área de arte, mas perpassa as várias áreas do conhecimento e parece ser justificado, entre outras razões, pelas mudanças bruscas que enfrentamos neste início de milênio, notadamente, o acesso aos meios eletrônicos de comunicação, que torna possível, tanto nas telas da televisão como nas dos computadores, uma exposição constante e imediata à multiplicidade de discursos sobre quem somos ou uma visão da vida humana como múltipla e plural e ao mesmo tempo fragmentada. Esses encaminhamentos metodológicos constituem um conjunto de ideias e de teorias educativas em arte transformadas em opções e atos que são concretizadas em projetos ou no próprio desenvolvimento das aulas de arte. Conduzem para ideias e teorias, ou posições a respeito de como devem ou deveriam ser as práticas educativas em arte baseadas ao mesmo tempo em propostas de estudiosos da área e nas práticas escolares em arte e que se cristalizam nas propostas e aulas. É na cultura que se produzem e circulam significados que, ao nos interpelarem, requerem de nós uma posição de sujeito que é ocupada por nós na medida em que nos aproximamos ou não do que está sendo dito. No processo de renovação de temas, objetos de estudo e influências teóricas, fica muito claro que a predominância de preocupações com a cultura e com novas teorizações (pós-modernismo, pós-estruturalismo, estudos culturais, pós-colonialismos e outros) se estabelecem no panorama da contemporaneidade.
Palavras-chave: formação do professor de arte; estudos culturais; educação inclusiva.
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