ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.31211Resumo
Os direitos dos excluídos do sistema educacional fazem parte do debate dainclusão escolar. Temas como inclusão social e acessibilidade têm sido debatidos em diversos
veículos e espaços de comunicação e citados como um direito de todos. De acordo com
Guerreiro (2011), no caso da pessoa com deficiência, não há inclusão social sem a
acessibilidade para garantir a segurança e a autonomia a esses indivíduos. O Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, conta com um Núcleo de
Tecnologia Assistiva – Apoema 6 , que trabalha com quatro vertentes de acessibilidade:
pedagógica, arquitetônica, virtual e comunicacional. O grupo de Acessibilidade Arquitetônica
realiza pesquisas com o objetivo de promover a melhoria de mobilidade e acessibilidade nos
espaços institucionais a fim de promover o sucesso acadêmico dos alunos com necessidades
educativas especiais. Nesse contexto, realizou pesquisa quantitativa, de caráter exploratório,
com o objetivo de traçar o perfil dos alunos do IFAM/Campus Manaus-Centro, usando como
variáveis de pesquisa a modalidade de transporte, o bairro/localidade de residência, e a
existência de alunos com deficiência ou mobilidade reduzida. Participaram da pesquisa 531
alunos matriculados no ensino médio (secundário), técnico, superior e outras modalidades.
Foram identificados 12 alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, a maioria deles com
deficiência visual. De forma geral, o principal meio de transporte utilizado pelos alunos foi o
ônibus. Esses resultados preliminares auxiliarão no alcance das metas institucionais para o
acesso e permanência desse alunado na instituição.
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Publicado
2014-07-22
Edição
Seção
DOSSIÊ
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