DESAFIOS E CONDIÇÕES PARA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA

Autores

  • Adriana Garcia Gonçalves Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.31206

Resumo

O presente artigo discute acerca da aprendizagem do aluno com deficiência física no
contexto da escola inclusiva. Os desafios para que o aluno com deficiência física faça parte
constitutiva da escola inclusiva requerem providências como a implementação de recursos e
estratégias específicas que vão ao encontro das necessidades do aluno. Assim, os recursos de
Tecnologia Assistiva discutidos neste artigo compreendem comunicação alternativa e
suplementar; adequação de mobiliário; dispositivos computacionais e recursos pedagógicos
adaptados; adequações arquitetônicas para mobilidade do aluno com deficiência física. Tais
recursos foram destacados para que o aluno com deficiência física alcance um currículo que
deve ser construído e pensado de maneira coletiva na escola inclusiva. Vale ressaltar a
importância do trabalho em equipe interdisciplinar para que as reais necessidades do aluno
sejam contempladas e o aprendizado possa acontecer com qualidade. A busca incessante de
novos conhecimentos e sua disseminação, na tentativa de minimizar as barreiras atitudinais
frente às reais condições de aprendizagem, é o primeiro passo para efetivação do direito à
escolarização do aluno com deficiência física no contexto da escola inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-22