EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR: POLÍTICAS, PRÁTICAS CURRICULARES E PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Márcia Denise Pletsh Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.31204

Resumo

Este texto discute a implementação das políticas de inclusão escolar em diferentes
redes de ensino do Rio de Janeiro, especialmente a partir de 2008, quando ocorrem mudanças
legais associadas à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação
Inclusiva (BRASIL, 2008) e às Diretrizes Operacionais do Atendimento Educacional
Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial (BRASIL, 2009). A partir
de dados coligidos em pesquisas de campo, o foco do artigo consiste em refletir sobre os
impactos dessas mudanças no âmbito das práticas pedagógicas e no desenvolvimento dos
alunos com necessidades educacionais especiais. A coleta de dados foi realizada mediante (1)
observação participante, (2) entrevistas semiestruturadas com gestores educacionais e
professores do atendimento educacional especializado e (3) filmagens de práticas pedagógicas
desenvolvidas em salas de atendimento educacional especializado. Os resultados analisados à
luz da teoria histórico-cultural evidenciaram que, apesar da existência de diretrizes federais,
as redes municipais têm implementado ações muito diversas entre si. O trabalho destaca essa
diversidade e problematiza as estratégias e os desafios vivenciados pelos professores do
Atendimento Educacional Especializado, em particular no trabalho com alunos com
deficiência intelectual e múltipla.

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Publicado

2014-07-22