Formação e literatura: Os significados dos livros para as mulheres
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v11i2.27058Resumo
Esse texto tem como objetivo investigar as relações entre a literatura e as mulheres, a partir da compreensão das funções e significados atribuídos à literatura por elas. Para tanto, fazemos uma incursão na produção de artigos sobre o tema de modo a compreender como, ao longo do tempo, as mulheres se constituem em um público leitor e os usos que elas fazem da literatura. Este esforço se mostra importante no campo educacional, uma vez que a literatura tem se constituído como um espaço significativo de educação feminina em ambientes distantes da escola, quando se pode formar comportamentos femininos desejados bem como fazer desse objeto um modo de reivindicação social. Percebemos que a literatura tem se mostrado um lugar de disputa em que representações sobre as mulheres entram em debate. Assim, existe um conjunto de publicações que tendem à manutenção do modelo feminino ligado ao lar e aos filhos, mas existe também uma forte prática de escrita feminina que busca maiores liberdades e direitos para as mulheres.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)