“ ‘COÇA... COÇA... PULA... PULA... OLHA A PURGA!’: PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NOS ANOS INICIAIS – ESBOÇANDO UM OLHAR TRANSDISCIPLINAR PARA AS RELAÇÕES ENTRE SUJEITO, LÍNGUA E IDENTIDADE, NA PERSPECTIVA DA LA”
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v10i2.24146Resumo
Não se pretende aqui realizar um trabalho eminentemente teórico, circunscrevendo os espaços possíveis, as diversas e sempre novas possibilidades de olhar para a LA – enquanto um campo teórico já consolidado e com pesquisas relevantes e fartamente anunciadas não só no Brasil como no mundo, trabalho este já, habilmente, realizado por linguistas aplicados de todo o país. Importa aqui, evidenciar, trazer à baila uma pesquisa em LA que promova, incite, suscite futuras indagações e traga outras leituras e desdobramentos. Nesse sentido, implica-nos trazer o local, o saber local vivenciado e colocado à prova em uma Escola Pública Municipal de Catalão/GO que atende quatorze bairros de periferia e que vivencia os problemas, as singularidades, as dificuldades de se ensinar a língua materna para aqueles alunos que, em sua maioria, têm seu primeiro e único contato com o registro da língua materna apenas e tão somente na Escola. Assim, circunscritos nos escopos teóricos da LA e de outros de seus campos de interface, entre eles, o da Pedagogia Crítica, a dos Estudos Pós-Modernos pretende-se olhar para o Ensino de Língua Materna, desta feita concebendo o professor e o aluno enquanto instâncias: a de sujeito-ensinante e de sujeito-aprendente em um processo de mão dupla.Downloads
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Publicado
2013-05-11
Edição
Seção
DOSSIÊ
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