O PAPEL DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: concepções, práticas e perspectivas

Autores

  • Sandra Alves Farias Educação da Universidade de Uberaba
  • Ana Maria Esteves Bortolanza Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v10i2.24141

Resumo

A leitura é fonte de construção do saber, por isso, fundamental na educação em qualquer nível. Tendo em vista sua importância no processo de compreensão de mundo, a leitura constitui hoje uma demanda social.  Diante disso, este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel da leitura na formação do professor de língua materna, em contextos escolares.  O artigo foi desenvolvido em três tópicos: o primeiro aborda a formação inicial de professores para o ensino da leitura e o professor como agente organizador no processo de mediação da leitura. O segundo tópico trata da leitura como objeto de ensino, focalizando concepções e práticas de ensino de leitura, no âmbito do curso de Letras. No terceiro e último tópico são apresentadas práticas e perspectivas de formação de professores-leitores na universidade, com foco no professor como organizador das práticas educativas de leitura em sala de aula. Nas considerações finais, conclui-se com uma breve reflexão sobre a temática que dá corpo a este artigo: o papel da leitura na formação do professor. Os autores que subsidiaram este estudo foram Benevides (2006); Carvalho (2002); Contreras (2002); Corrêa (2001); Dalvi; Kleiman (1989; 2001); Orlandi (1988).

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Biografia do Autor

Sandra Alves Farias, Educação da Universidade de Uberaba

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Ana Maria Esteves Bortolanza, Universidade de Uberaba

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE)

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Publicado

2013-05-11