TANTOS CAMINHOS! TANTAS RUAS! TANTAS AVENIDAS! SIGO PELA ESTRADA DA VIDA ME DESCOBRINDO GENTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v8i1.12174Resumo
O presente artigo trata de um estudo sobre a história de vida de um professor, com o propósito de compreender como este sujeito foi se constituindo educador ambiental. Para isso, a pesquisa tomou como referência as orientações da abordagem (auto)biográfica, com foco na perspectiva defendida por Josso (2004). Pelas trajetórias de vida procurou-se identificar elementos para o educador ambiental que se constituíra e por que se constituíra de tal maneira e não de outra. Ou seja, a intenção maior foi compreender o que as histórias, as experiências, as vivências dos educadores podem revelar sobre suas opções, sobre suas formas de ser, de agir e de pensar. As conclusões acerca do processo de constituição do educador ambiental, aqui, na condição de pesquisador de si, descobridor/desbravador de si, vão ao encontro do sentido autoformativo defendido por Josso (2004) no que se refere à abordagem teórico-metodológica das histórias de vida. Para a autora, à medida que narramos, que adentramos sobre nossas histórias, nos desvelamos, nos descobrimos, refletimos sobre a vida, sobre os nossos fazeres e, ao fazer este exercício, nos transformamos como seres humanos, reafirmando algumas posições e revendo outras. São destes desvelamentos, descobertas, reflexões, fazeres, transformações, reafirmações... que trata este artigo.
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