DAS TRANSGRESSÕES NA VIDA A VIDA COMO OBRA DE ARTE: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DE FOUCAULT ÀS HISTÓRIAS DE VIDA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v8i1.12168Resumo
O texto trata essencialmente das histórias de vida na qualidade de incluídas no campo denominado por Foucault de “artes da existência” ou “práticas de si”, não somente pela tradição que, no Ocidente se inicia com os gregos, passa pelo Cristianismo e culmina nas asceses leigas da Modernidade, mas especialmente por representar um espaço formativo na perspectiva da implementação de uma prática educativa crítica e libertadora. Logo, se traduzem em importante instrumento de investigação/formação, na medida da contribuição ética e política aos processos da invenção de si, enquanto processos individuais, singulares, mas também plurais e autônomos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)