Resolução de Problemas Aplicados ao Cotidiano: uma metodologia alternativa para o ensino de divisibilidade e de congruência modular

Autores

  • Luciana Maria Dias de Ávila Rodrigues Universidade de Brasília (UnB), Departamento de Matemática, Brasília, Distrito Federal, Brasil, luavila@unb.br

Resumo

O presente texto têm como objetivo aplicar a metodologia de Resolução de Problemas em questões do cotidiano cujas soluções envolvem os conceitos de divisibilidade e congruência modular. A atividade proposta foi elaborada pelo grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) em Matemática da UnB e desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental e Médio, com alunos de Graduação e com professores da Educação Básica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Apresentamos uma proposta didática que pode ser trabalhada no Ensino Fundamental e Médio e que também serve de material de apoio para os professores. Como suporte para as discussões e para a fundamentação teórica foram usados os trabalhos de Saldanha, Silva e Friedmann e Terada. De modo geral, observamos que a proposta foi executada com êxito. Os participantes entenderam os conceitos apresentados e conseguiram resolver os problemas propostos utilizando o material de apoio confeccionado.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

RODRIGUES, L. M. D. de Ávila. Resolução de Problemas Aplicados ao Cotidiano: uma metodologia alternativa para o ensino de divisibilidade e de congruência modular. NEXUS Mathematicæ, Goiânia, v. 1, p. 99–108, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/nexus/article/view/52829. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência