Expectativas sobre a Profissão Docente: uma análise a partir do perfil dos ingressantes no curso de licenciatura em matemática em uma instituição pública do Distrito Federal

Autores

  • Regina da Silva Pina Neves Universidade de Brasília (UnB), Departamento de Matemática, Brasília, Distrito Federal, Brasil, r.s.pina@mat.unb.br
  • Raquel Carneiro Dörr Universidade de Brasília (UnB), Departamento de Matemática, Brasília, Distrito Federal, Brasil, r.c.dorr@mat.unb.br
  • Ana Maria Porto Nascimento Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Departamento de Matemática, Barreiras, Bahia, Brasil, ana.nascimento@ufob.edu.br

Resumo

Este artigo discute aspectos referentes à formação do professor de matemática, analisando resultados parciais de uma pesquisa em desenvolvimento junto a estudantes de graduação a fim de identificar o perfil dos ingressantes no Curso de Licenciatura em matemática e iniciar um diálogo com autores que debatem a profissionalização do professor. Os dados registram que os jovens não vislumbram a docência em matemática como profissão, indicando a necessidade de novos estudos, a fim de compreender os processos vivenciados ao longo da formação que os aproximem ou afastem da profissão docente. O diálogo com os autores Hypólito (2012), Oliveira e Vieira (2012), Kuenzer e Caldas (2009), entre outros, indicam a necessidade de enfrentar o desafio de discutir a docência como profissão, durante o curso de licenciatura.

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

NEVES, R. da S. P.; DÖRR, R. C.; NASCIMENTO, A. M. P. Expectativas sobre a Profissão Docente: uma análise a partir do perfil dos ingressantes no curso de licenciatura em matemática em uma instituição pública do Distrito Federal. NEXUS Mathematicæ, Goiânia, v. 1, p. 70–83, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/nexus/article/view/51868. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos