Campeonato de Jogos Matemáticos Estratégicos: uma experiência

Autores

  • Zaíra da Cunha Melo Varizo Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto de Matemática e Estatística, Goiânia, Goiás, Brasil, varizozaira@gmail.com

Resumo

O Campeonato de Jogos Matemáticos estratégicos foi um projeto de extensão universitária do Laboratório de Educação Matemática – “Zaíra da Cunha Melo Varizo” – do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás que buscava promover um campeonato de jogos matemáticos estratégicos entre alunos de escolas da Educação Básica de Goiás. Este projeto foi desenvolvido no período de 2005 a 2008. Tinha como finalidade a melhoria da qualidade da aprendizagem da matemática tornando-a mais acessível e agradável aos jovens, aguçar o gosto pela matemática e o desenvolvimento intelectual; de mais a mais oferecia aos professores de matemática mais uma alternativa metodológica para o ensino e aprendizagem da matemática. O projeto atuava nas seguintes vertentes: visava a formação do aluno como cidadão, a formação inicial e continuada de professores de matemática e o desenvolvimento cognitivo do educando. Faz parte do campeonato os seguintes jogos: Ouri, Seixos, Peões, Amazonas e Hex. A motivação para implementar este campeonato foi O Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos de Portugal, promovido pela Associação de Professores de Matemática de Portugal no ano de 2004. Estes jogos apresentam situações de conflito e cooperação cabendo aos jogadores estabelecerem um conjunto de estratégias de forma racional.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

VARIZO, Z. da C. M. Campeonato de Jogos Matemáticos Estratégicos: uma experiência. NEXUS Mathematicæ, Goiânia, v. 1, p. 84–98, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/nexus/article/view/51656. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência