Musical Image and Musical Hermeneutics
a possible tool for creative Piano (Music) teaching
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v19.58976Palavras-chave:
Intonazia, Imagem musical, Hermenêutica musical, Janelas Hermenêuticas, Pedagogia criativa do pianoResumo
Considerando que muitos estudantes ao longo de seus anos de formação não desenvolvem completamente seu potencial imaginativo, proponho neste trabalho que a Imagem Musical/Intonazia associada à Hermenêutica Musical possa apresentar-se como uma interessante alternativa para uma abordagem criativa no ensino de piano. Para tal, resgatamos o debate do século XIX sobre a possibilidade da música ser capaz de representar e significar, discutindo os conceitos de Intonazia de Boris Asafiev, Imagem Musical e o de Janelas Hermenêuticas de Lawrence Kramer, advogando que essas ferramentas possam ser de utilidade para um ensino de piano que estimule a criatividade e imaginação.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-11-14 (2)
- 2019-09-17 (1)