Lutas de representações no ritual tapuio na Festa do Espírito Santo na cidade de Goiás no início do século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v20.52838

Palavras-chave:

Festa do Divino Espírito Santo, Cidade de Goiás, Lutas de Representações, Ritual Tapuio

Resumo

Este artigo refere-se ao resultado de pesquisa de doutorado que discute o contexto da cidade de Goiás. Objetiva buscar a evidência de representações na música e na dança do ritual dos Tapuios que integram a festa do Divino Espírito Santo na cidade de Goiás, abordadas sob o foco do representacional. As observações realizadas in loco priorizaram também um olhar voltado para os princípios norteadores de estudos da complexidade, em uma abordagem que investe no conhecimento entrelaçado que compreende o indivíduo como termo inseparável da trindade indivíduo/sociedade/espécie. Esse enfoque justifica a abordagem do representacional, ou seja, a necessidade de se compreender o homem no seu aspecto racional e passional, de se considerar que a abordagem do seu aspecto de homo sapiens não deve acontecer separada da abordagem do seu aspecto de homo demens. Por fim, as evidências nos indicam que o ritual pode ser visto como uma forma de resistência dos excluídos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Albernaz, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, albernaz.fn@gmail.com

Graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Goiás (1984), Graduação em Bacharelado em Piano pela Universidade Federal de Goiás (1988), Mestrado em Arte Publicitária e Produção Simbólica pela Universidade de São Paulo (1996) e Doutorado em Ciências Sociais - Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Goiás em Goiás, onde leciona percepção musical e cultura currículo, avaliação em música e pensamento musical e complexidade. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música e Cultura atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, avaliação em música, formação de professores, interdisciplinaridade e transdisicplinares.

Downloads

Publicado

2020-03-03 — Atualizado em 2021-11-14

Versões

Como Citar

ALBERNAZ, F. Lutas de representações no ritual tapuio na Festa do Espírito Santo na cidade de Goiás no início do século XXI. Música Hodie, Goiânia, v. 20, 2021. DOI: 10.5216/mh.v20.52838. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/52838. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos