Com satisfação, retomo minhas atividades com editora da Revista Música Hodie e apresento minha mais nova parceira de editoria, Profa. Dra. Ana Guiomar Rêgo Souza. A professora Adriana Fernandes transferiu-se para a UFPB inviabilizando a continuidade de seus trabalhos da Hodie. Agradeço o período curto, porém significativo, de colaboração da professora Adriana desejando-lhe sucesso na nova instituição. Recebo com prazer a professora Ana Guiomar com a certeza de que ela muito contribuirá para com o crescimento de Música Hodie.
Este volume 8 n. 2 (julho-dez de 2008), traz nove itens sendo sete artigos científicos, uma partitura acompanhada de um texto de apresentação sobre a transcrição e edição da obra. Vale lembrar que a Revista Música Hodie mantém 70% de cada número reservado para artigos científicos e destina 30% para itens de formatos variados com relevância acadêmica para a área de música, não necessariamente no formato de artigo científico, inclusive partituras e gravações. O limite para publicação de textos de autores da UFG é de 30% de cada número.
Os sete Artigos são abertos com com um texto que apresenta uma visão histórico-analítica da A Sertaneja (para piano solo) de Brasílio Itiberê por Fausto Borém e Mario Luiz Marochi. Ana Guiomar Rêgo Souza lança um olhar sobre a paisagem sonora de uma das tradições religiosas mais importantes da Região Centro-Oeste, a Paixão Vilaboense. Carlos Almada discute o conceito de “variação em desenvolvimento” em Beethoven. A dicção do português brasileiro nas canções de Villa-Lobos é analisado por Marcos Krieger e Nina Tober. Educadores e o uso da voz de forma saudável são o foco das pesquisadoras Rita de Cássia Fucci Amato e Marcela Maia Carlini. Fechando a sequencia de artigos, Sonia Albano de Lima e Alexandre Trajano discutem o ensino artístico no nível fundamental sob a visão de Gardner.
A seção Primeira Impressão traz o segundo movimento da Sonata para Contrabaixo e Piano de Camargo Guarnieri, com transcrição e edição do original para violoncelo por Sonia Ray (2008) que assina também o texto de apresentação da partitura.
Revista Música Hodie não divulga os nomes de seus consultores ad-hoc, atendendo a orientação de indexadores internacionais e a decisão do I Fórum Nacional de Editores de Periódicos promovido pela ANPPOM (2007). Hodie usa o banco de pareceristas da ANPPOM para consultoria ad-hoc. Os nomes de todos os pesquisadores que compõem o banco podem ser consultados na íntegra no site da associação www.anppom.com.br.
Lembramos que Conselho Editorial de Música Hodie recebe e avalia material para publicação (artigos, resumos, gravações e partituras) continuamente no sistema blind review e com pareceristas externos. Informações detalhadas para submissão podem ser obtidas através do endereço: www.musicahodie.mus.br
Sonia Ray e Ana Guiomar Rêgo Souza Editoras