image

Editorial


A Revista Música Hodie foi criada no PPG Música da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e é publicada ininterruptamente desde dezembro de 2001 em 2 números por ano. Seu Conselho Editorial é presidido pela Profa. Dra. Sonia Ray desde sua criação e conta com representação regional, nacional e internacional. Desta mes- ma fora está composto o Conselho Consultivo. Os indexadores de MH são RILM - Internatio- nal Repertory of Music Literature, Arts & Humanity Index, Web of Science, The Music Index (EBSCO), e CAPES-Qualis-Periódicos. A publicação visa incentivar a produção científica e artística sobre Música, particularmente temas relacionados Performance Musical e suas Interfaces, Composição e Novas Tecnologias, Educação Musical, Música e Interdisciplina- ridade, Musicoterapia, Linguagem Sonora e Intersemiose, Musicologia, concentrando-se na produção musical mais recente.

De 2012 a 2015 Música Hodie contou com a preciosa colaboração de editores-con- vidados a cada número os quais novamente agradeço pelo cuidado e competência com que trataram os números sob sua responsabilidade. Em 2016 os números voltam a ser editados pela presidente do conselho editorial e consolidam uma tendência do periódico que é apre- sentar edições temáticas. O presente número 1 apresenta dois grandes eixos temáticos em sua seção permanente de Artigos Científicos: Música, Teatro e Cinema e Música em Geral, além dos tradicionais seções Outras Palavras e Primeira Impressão. A seção de Música, Teatro e Cinema apresenta um texto sobre música e cinema, dois sobre teatro musical e um sobre ópera. A seção de Música em Geral apresenta uma variedade de tópicos partindo de um estudo de sentido musical, passando por criação musical, educação, psicologia cogniti- va e musicologia.

Lembro ainda que Música Hodie recebe e avalia material para a publicação de seus dois números semestrais seguindo os critérios (vide o link normas no site) aprovados pelo Conselho Editorial. A seção permanente “ARTIGO” (dedicada a artigos científicos) e seção eletiva “OUTRAS PALAVRAS” (dedicada a publicação de textos acadêmicos de interesse da área de música não necessariamente resultante de pesquisas científicas) são avaliação no sistema blind review e com pareceristas externos. As seções eletivas RESUMOS (trabalhos de pesquisa concluídos), RESENHAS (livros, gravações ou partituras), PRIMEIRA IMPRES- SÃO (partituras) e PRIMEIRA AUDIÇÃO (gravações) são avaliadas pelo editor e por pelo menos um membro do conselho consultivo e podem ter avaliações externas sempre que a especificidade do assunto indicar tal necessidade.


Boa leitura!


Sonia Ray

Música Hodie 2016, v.16 n.1 Editora