TWO BAROQUE SADNESS Y UNA VALS DESVAIRADA

PARA ÉL DE ANTÔNIO CELSO RIBEIRO

Texto e interpretação: Daniela Carrijo Franco (Piano) e Betiza Fernandes Landim (Flauta)

1. Comentários sobre a obra pelas intérpretes

Two baroque sadness y una vals ‘desvairada’ para él para flauta doce contralto e piano do compositor Antônio Celso Ribeiro foi escrita em 2006 e dedicada à Betiza Landim e Daniela Carrijo. A estréia mundial da obra aconteceu em 27 de agosto de 2006 no Teatro Rondon Pacheco na Brasil: música erudita brasileira para flauta doce e piano”.

Two baroque sadness y una vals ‘desvairada’ para él tem cerca de 10 minutos de duração e é dividida em 3 seções: I - Entrée, II - Passacaglia e III - una vals desvairada para él. Entrée traz uma melancolia poética, um tações da flauta nos remetem ao período barroco. Passacaglia é uma dança cíclica, onde o piano traz um ostinato que em seguida será repetido em lação à afinação da flauta. Já a Vals é tocada em presto em caráter delirante. do o primeiro princípio da valsa que é a sua unidade e impulso.

gem moderna vinda da Escola da Nova Simplicidade e do Neotonalismo. A escola da Nova Simplicidade, ou Neo-simplismo, surgiu na Alemanha por volta de 1970, como oposição aos pensamentos da vanguarda e contra a tendência de objetividade encontrada no início do século XX. Ela busca uma aproximação com o público e uma melhor forma de comunicação dade, religiosidade, espiritualismo e afeto.

O Neotonalismo também surgiu em reação à vanguarda e à sua

Vol. 7 - Nº 2 - 2007

nicabilidade da obra de arte. O neotonalismo surgiu na Alemanha para resgatar a tradição que até então se diria esgotada pelos compositores de vanguarda. Ele não veio negar elementos ou técnicas, mas sim libertar-se ção de qualquer elemento.

O compositor utiliza, nesta obra, harmonia reduzida através de centros tonais, elementos do barroco como trillos, imitações, escrita coral e um caráter melancólico que alcança uma sonoridade pura e majestosa.

2. Dados biográficos do compositor

duado em Composição pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, orientado pelos professores Eduardo Juan Bértola e Oiliam dos como professor e compositor. Fez cursos de especialização em Síntese dieval em Fort Lauderdale (Flórida). É Mestre em Lingüística na área de caí em Pouso Alegre – MG. É professor de História da Música e Canto Coral no Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre, MG e Psicologia da Arte, Música e Imagética e Educação Especial no curso de Especialização em Educação pela Arte da Universidade do Vale do Sapucaí.

Primeira Audição (p. 127-130)