ESTUDO POP PARA PIANO SOLO (2007) DE LUIZ E. CASTELÕES Bianca Oglice (piano)

POP STUDY FOR PIANO SOLO (2007) BY LUIZ E. CASTELÕES Bianca Oglice (piano)

1. Dados técnicos da gravação

Estudo Pop para piano solo de Luiz E. Castelões

Intérprete: Bianca Oglice

Duração total: 7’17”

Faixas do CD:

  1. Estudo Pop
  2. Musica “Fast-Listen”
  3. Argumentos Ciruclares (licença tonal)
  4. Imitação Funkeira
  5. Sampler
  6. Comentário de Pássaro

2. Comentários do compositor sobre a obra

Seis miniaturas para piano celebrando a efemeridade pop samentos entre culturas. Incluindo: a música fast-listen, a licença tonal, os argumentos em círculo, o funk, a polifonia, o sampler, a panelocracia, o ca de pássaro... Pra relembrar a vertente festiva e carnavalesca da música contemporânea brasileira, revigorada pela leva de trabalhos acadêmicos celebrando a aliança entre humor e música.

Uma breve análise da peça (com viés “organicista”) revelará que a pular) é projetada sobre a grande forma dos quatro primeiros movimentos. Em seguida, os dois últimos movimentos estabelecem em palíndromo na forma geral (repetindo em grande escala a relação entre as séries de classes do”). Como em uma gravura de M. C. Escher (o “mestre de cerimônias”), os extremos caminham em direção ao centro e se fundem...

Vol. 7 - Nº 2 - 2007

3. Dados biográficos do compositor

Luiz E. Casteloes (Rio de Janeiro, 1977) é mestre em Composição pela UNIRIO, onde estudou com Ricardo Tacuchian e Vânia Dantas Leite. Nos últimos dez anos, atuou como compositor, professor, editor de som, formance Center, 2007), Eslovênia (XIV Congresso Mundial de Saxofone, 2006), Chile (Festival Internacional de Musica Contemporânea, 2005) e França (Festivais Synthèse e Futura, 2005). Atualmente, cursa o doutorado em composição pela Boston University (EUA).

4. Dados biográficos da intérprete

De nacionalidade romena e atualmente cursando o DMA em piano nors Competition” (2007), “Mid-West Chopin Competition” (1998, 1999) e

nha, França, Romênia e Estados Unidos, Bianca desempenhou papel de destaque no “Gorlitz International Piano Festival” (Alemanha, 2003), no “Mannes International Keyboard Institute” (EUA, 2006), além de diversas centemente participou de performance ao vivo no programa de televisão “Europa Nova” e estreou obras contemporâneas para piano de Kyungmin Baik e Luiz E. Castelões.

Primeira Audição (p. 127-130)