Editorial

Neste semestre, a satisfação em disponibilizar mais um número de Hodie se confunde com a tristeza de termos perdido o colega e colaborador professor doutor José Luiz Martinez. Este número conta com mais uma de suas preciosas contribuições como consultor ad-hoc. À seus familiares, amigos próximos e distantes, nossos sentimentos.

titura acompanhada de texto elaborado pelo autor e duas obras gravadas acompanhadas de textos sobre seus compositores e intérpretes. Esta é a estrutura tradicional da revista Música Hodie que mantém 70% de cada cessariamente no formato científico.

O primeiro artigo da seção discute três momentos de mudanças tecnológicas que tiveram direta repercussão nas formas de produzir, ouvir tas invenções na vivência musical. No segundo artigo, Alexandre Siqueira de Freitas aponta uma possível ferramenta para a interpretação musical advinda da relação da música com as artes plásticas baseado em dados provenientes da antiguidade até o século XX. No terceiro artigo, Adriana quisa sobre voz e corpo com coristas do DF. O quarto artigo, de Alexandre Rüger e Sonia Albano de Lima, também é um resultado parcial de pesquisa envolvendo corpo e música, porém direcionado a atores. No quinto artigo, po, a construção do conhecimento entre estagiários de música cumprindo

ca. No sexto e último artigo da seção, Teresa Mateiro e Juliana Borghetti nos dão um perfil dos estudantes de Licenciatura em Música e sua prática profissional, apresentado através de dados colhidos em pesquisa de campo e gráficos comparativos destes dados.

A seção Primeira Impressão traz a obra Akira (2003) para flauta e meira Audição apresenta duas obras: Estudo Pop (2007) para piano solo de Luiz Eduardo Castelões e Two baroque sadness y una vals ‘desvairada’ para él (2006) para flauta doce contralto e piano de Antônio Celso Ribeiro. Na seção os intérpretes são apresentados e as obras comentadas.

A partir de 2008, a Revista Música Hodie não mais divulgará os nomes de seus consultores ad-hoc, atendendo a orientação de indexadores internacionais e a decisão do I Fórum Nacional de Editores de Periódicos sadores que compõem o banco poderão ser consultados na íntegra no site da associação. Desta forma os colegas consultores terão sua identificação preservada.

tinuamente no sistema blind review ções detalhadas para submissão podem ser obtidas através do endereço: www.musicahodie.mus.br

Por fim, informamos que no primeiro semestre de 2008 a edição da Música Hodie será integralmente assumida pela professora Adriana Fernandes em função do afastamento para estágio de pós-doutoramento da professora Sonia Ray, que retorna às atividades integrais de Hodie em Julho.

Bom 2008 para todos!

Sonia Ray e Adriana Fernandes

Editoras