Editorial

Música Hodie foi criada no PPG Música da UFG e é publicada ininterruptamente desde dezembro de 2001 em 2 números por ano. Seu conselho editorial é presidido pela Profa. Dra. Sonia Ray desde sua criação. Em 2010 passou a ter como co-editora a Profa. Dra. Ana Guiomar Rego Souza, também do PPG em Música da UFG. Música Hodie está indexada no RILM – International Repertory of Music Literature, no Arts & Humanity Index, no The Music Index, e é Qualis ‘B2’ na nova classificação da CAPES. A publicação visa incentivar a produção científica e artística relacionada à Performance Musical e suas Interfaces, Composição e Novas Tecnologias, Educação Musical, Música e Interdisciplinaridade, Musicoterapia, Linguagem Sonora e Intersemiose, Musicologia, concentrando-se na produção musical mais recente.

Este volume 10 n. 1 (janeiro-junho de 2010), traz nove itens sendo sete artigos científicos, uma resenha e uma partitura. O primeiro artigo versa sobre o repertório protuguês para piano num texto de nancy harper. O segundo é uma análise contextualizada do Prelúdio n.1 de Messiaen apresentada pro Adriana Moreira. No terceiro, marcos Freitas e Fausto Borém nos levam ao mundo do choro de Belo Horizonte. Em seguida, nos tranportamos para o mundo da ópera com o texto de Souza, Mello e Silva que investigam o uso da voz emobras de Jules Massenet. O quinto texto é um areflexão do educadora Vanda Freire sobre pesquisa e interdisciplinaridade, adaptado da conferência apresentada no SIMCAM (2010) para MH. Os dois últimos artigos versam sobre educação musical. Albino e Lima discutem o as escolas vocacionais sob o olhar de David Hargreaves e o Quadros e Quiles avaliam as implicações de certas preferências musicais de estudantes de ensino médio no ensino brasileiro a partir do exemplo de Vitória, ES.

Sarah Cohen apresenta o CD Saracoteio, da pianista Lúcia Barrenechea em Resenha. O clarinetista e compositor Johnson Machado apresenta sua obra Sonatina para clarineta e piano na sessão Primeira Impressão.

Revista Música Hodie não divulgar os nomes de seus consultores ad-hoc, atendendo a orientação de indexadores internacionais e a decisão do I Fórum Nacional de Editores de Periódicos promovido pela ANPPOM (2007). Hodie usa o banco de pareceristas da ANPPOM para consultoria adhoc. Os nomes de todos os pesquisadores que compõem o banco podem ser consultados na íntegra no site da associação www.anppom.com.br

Lembramos que Conselho Editorial de Música Hodie recebe e avalia material para publicação (artigos, resumos, gravações e partituras) continuamente no sistema blind review e com pareceristas externos. Informações detalhadas para submissão podem ser obtidas através do endereço: www.musicahodie.mus.br

Boa leitura!

Sonia Ray e Ana Guiomar Rêgo Souza Editoras