Apresentação

A poética musical ocidental dos séculos XVI, XVII e XVIII tem como princípio a coordenação entre os processos de produção e recepção da música, numa relação de causalidade cujo fim não é ou está na obra musical, mas no efeito que ela provoca no ouvinte. Em função desse princípio, de natureza retórica, músicos seiscentistas e setecentistas retomaram preceptivas retóricas gregas e latinas para balizarem o código musical de sua época.

Atualmente, seguindo uma tendência hermenêutica, inúmeros estudos têm sido produzidos na área da musicologia, na tentativa de reconstituir o horizonte de compreensão dessa música hoje conhecida como “barroca” e “clássica”. Esses estudos, comumente chamados de “estudos de retórica”, concentram-se, em nosso país, principalmente no estado de São Paulo.

O I Encontro Estadual de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII visa à consolidação desse campo de estudos organizado em torno de um objeto e de objetivos comuns. Área ainda embrionária no quadro das pesquisas nacionais, o campo próprio à poética retórico-musical estrutura-se a partir de questões pertinentes a um horizonte de compreensão bastante distinto e distante, constituído por elementos diversos e mesmo divergentes, decorrentes de um processo de transformação do pensamento que culminou com o advento da Estética.

É para dar voz a tais pesquisas que este encontro será organizado. O objetivo é demonstrar a importância e as possibilidades de debate em torno da poética retórico-musical, alinhando pesquisadores nacionais com tendências internacionais da musicologia histórica.

Monica Lucas e Cassiano Barros