Editorial

O ano de 2011 é especial para Música Hodie por ser o marco de 10 anos de existência do periódico. Para comemorar, os dois números deste volume 2011 são temáticos e abarcam assuntos variados sobre a música na atualidade.

O presente número 1 selecionou textos versando sobre diferentes as sub-áreas de música cuja discussão estivese concentrada emaspectosdo século XXI. Foram consideradas abordagens conceituais e aplicativas sobre a música executada ou discutida desde 2000, sobretudo aquelas compostas neste período. Assim, os 11 artigos que compõem este número discutem música e filosofia (Rajobac), música e cognição (Nogueira), visões variadas sobre performance de obras de períodos distintos no momento atual (Alves; Oliveira, Lanzini, Thompson; Barros, Lino; Fiorini), instrumentação na composição (Souza), aspectos contemporâneos da educação musical (Queiroz e Silva), contribuições da musicoterapia (Faleiros) e finalizando, performance e funcionamento do corpo (Kothe et al).

Obrigada a todos os autores, pareceristas, conselheiros, técnicos de editoração, técnicos de criação, agências de fomento CAPES e CNPq e autoridades da UFG (sobretudo a Escola de Música e Artes Cênicas e o Programa de Pós-Graduação em Música) pela confiança no projeto e por todo

o apoio que a Revista Música Hodie recebeu, tornando possível a comemoração destes 10 anos ininterruptos de existência.

Saúde!

Sonia Ray

Presidente do Conselho Editorial