Apresentação

Após ter cuidado da edição da Revista Música Hodie desde sua criação, meu afastamento desta função torna-se necessário para que eu possa estar a frente de cuidar de alguns projetos pessoais e também para que a MH possa vislumbrar outros olhares. Não deixarei o trabalho junto a equipe MH, apenas deixo a função de editora. Continuarei a coordenar o processo editorial como editora-chefe e presidente do Conselho Editorial de forma a manter o perfil da publicação bem como suas metas de crescimento, ainda que editores se alternem a cada semestre. O editor-convidado será sempre um profissional de reconhecida competência na função no Brasil ou exterior, atuará dentro das diretrizes definidas pelo Conselho Editorial e contará com a assessoria do Conselho Consultivo sob supervisão da Presidência do Conselho. Lembro que o Conselho Editorial conta desde sua criação com representação regional, nacional e internacional. Desta mesma fora está composto o Conselho Consultivo.

MH tem sua qualidade reconhecida por seus indexadores internacionais RILM – International Repertory of Music Literature, Arts & Humanity Index, The Music Index (EBSCO), e pelo Qualis-Capes “A1”. A revista tem como missão de incentivar a produção científica e artística sobre Música, particularmente temas relacionados a Performance Musical e suas Interfaces, Composição e Novas Tecnologias, Educação Musical, Música e Interdisciplinaridade, Musicoterapia, Linguagem Sonora e Intersemiose, Musicologia, concentrando-se na produção musical mais recente.

Em 2012 a MH inicia um nova fase com mudanças na estrutura editorial e em sua forma de apresentação. Estas mudanças são reflexos do crescimento e consolidação do periódico que acaba de completar 10 anos de publicação ininterrupta (2001-2011). A partir de 2012 a MH passa a ser distribuida apenas nos formatos on-line e CDRom. A capa e o miolo da revista serão postados no site de forma a permitir que bibliotecas e instituições de ensino a imprimam e encadernem para uso em seus setores de referência e consulta, caso desejem. Para facilitar este processo de impressão o tamanho da revista está adaptado para folha “A4”.

Informações sobre editores-convidados de cada número e de eventuais números temáticos serão divulgados a cada ano no site www.musicahodie.mus.br. Os prazos para envio de trabalhos serão encerrados assim que o volume for completado e os textos adicionais (aprovados) serão encaminhados para o próximo número pertinente. O prazo para avaliação desde a submissão até a aprovação final é de até 90 dias.

Agradeço ao PPG Música da UFG e a Escola de Música e Artes Cênicas pelo apoio a MH desde sua criação. Agradeço igualmente aos autores, técnicos e pareceristas que tornaram possível a manutenção do periódico. Por fim, agradeço aos editores que já se comprometeram com as edições semestrais da MH até o final de 2015, em particular a Profa. Dra. Sonia Regina Albano de Lima (UNESP), colaboradora de muito tempo da MH que brilhantemente assumiu os dois volumes de 2012 num trabalho dedicado e profissional. OBRIGADA!

Boa leitura!

Sonia Ray

Goiânia, junho 2012