POEMAS DA NEGRA DE CAMARGO GUARNIERI SOB O PONTO DE VISTA DO ENSAIO SOBRE A MÚSICA BRASILEIRA DE MÁRIO DE ANDRADE

Marina Machado Gonçalves

marinamachado@aganet.com.br

Este trabalho é formado por duas partes: produção artística e artigo. A produção artística está documentada por meio da reprodução dos programas dos recitais realizados durante o curso de mestrado, incluindo a gravação do recital final de defesa. O artigo objetiva traçar a possível influência que Mário de Andrade tenha exercido sobre Camargo Guarnieri, tendo como base para as análises, a obra Ensaio sobre a Música Brasileira (de Guarnieri) e como objeto de estudo, a obra Poemas da Negra, de Camargo Guarnieri, com textos de Mário de Andrade.

Neste estudo, pretende-se observar os critérios para a composição de música nacionalista do Ensaio e o possível emprego de suas diretrizes na obra estudada. Como conclusão, aponta-se as características do Ensaio nos Poemas da Negra para comprovar a influência do literato sobre o compositor. Este trabalho pretende também contribuir na divulgação da música brasileira para canto e piano, mais especificamente a obra vocal de Camargo Guarnieri, que se destaca por sua qualidade técnica e artística.

Palavras-chave: Música brasileira; Camargo Guarnieri; Ensaio sobre a música brasileira.

Marina Machado Gonçalves - Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás onde também cursou graduação e especialização em Performace Musical - Piano. Atua como solista e camerista, mantendo trabalhos com a contora Ângela Barra e o Duo Marray, com a contrabaixista Sonia Ray.

Vol. 4 - Nº 2 - 2004