Editorial

O Volume 3 de Música Hodie apresenta dois números condensados, como no volume anterior, por questões práticas e principalmente financeiras. O Conselho Editorial continua envidando esforços no sentido de captar recursos para manter a periodicidade da revista e espera em breve poder em breve publicar números individuais e semestrais, que é a proposta inicial.

Este volume é aberto com a tradicional seção de Artigos dividida em três blocos: o primeiro formado por 3 textos envolvendo fenomenologia e performance musical (Macedo), pesquisa interdisciplinar na música (Albano) e o papel do professor de instrumento (Harder). O segundo bloco é formado por 4 textos versando sobre performance musical nas visões de pesquisadores instrumentistas incluindo questões idiomáticas em seus processos/objetivos de pesquisa (Lisboa - violoncelo; Tokeshi - violino; Borém e Santos - contrabaixo e piano; e Freire - clarineta). O terceiro bloco abrange questões da área de composição e de escuta musical (Fontenele, Ruviaro e Chueke), fechando com uma abordagem musicológica de minuetos de Haydn (Lucas). Em seguida na seção Resumos, que traz 12 trabalhos defendidos no Mestrado em Música da UFG no ano de 2003, organizados em ordem de data de defesa, além de um dos trabalhos defendidos no mesmo Programa em 2002. Primeira Impressão traz trechos da obra inédita de Antonio Ribeiro dos Santos, The Boy and the Blindman, uma suite para violino, contrabaixo, piano e pequena percussão em cinco movimentos. Primeira Audição apresenta gravações de convidados do PPG Música da UFG em vários eventos promovidos durante o ano de 2003 no auditório da Escola de Música e Artes Cênicas, em Goiânia.

Lembramos ainda que o Conselho Editorial de Música Hodie recebe e avalia material para publicação (artigos, resumos, gravações e partituras) continuamente. Informações detalhadas podem ser obtidas através do endereço: mestrado@musica.ufg.br

Boa leitura!

Sonia Ray

Presidente do Conselho Editorial