A publicação contínua de Música Hodie desde dezembro de 2001, tem nos permitido buscar recursos para mantê-la, bem como receber reconhecimento nacional e internacional. Os abstracts de Música Hodie já podem ser acessados em duas bases de dados onde o periódico se encontra indexado: The Music Index e RILM -Abstracts of Music Literature. Além disso, a revista está classificada como Qualis “A” na Capes-MEC. Isto só está sendo possível em função do trabalho de toda a equipe de colaboradores de Hodie, do apoio do PPG Música e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFG. Registro aqui meu agradecimento a todos, em especial para nossos pesquisadores, autores e pareceristas, sem a colaboração dos quais não teríamos o principal objeto da revista, seu conteúdo. Obrigada!
Este volume traz todas as seções que são originalmente parte de Música Hodie: Artigos, Resenha, Primeira Impressão e Primeira Audição. Os artigos são seis. Os três primeiros versam sobre musicologia histórica: Mônica Lucas (humor em Haydn), Stella Almeida (um modelo de realização de baixo contínuo) e Ana Carolina Rodrigues (aspectos retórico-musicais em Vivaldi). O quarto discute a prática coral na atualidade (A. Fernandes, A. Kayama e E. Östergren). O quinto (Rita Fucci Amato) discute o ensino de piano em conservatórios e a seção termina como o texto de Valério Brittos e Ana Oliveira sobre
o papel atual da MTV.
Resenha apresenta a caixa com 3 Cds e um DVD do grupo A Barca, a qual traz resultados de uma viagem por 10 estados brasileiros documentando manifestações culturais envolvendo música e criação artística em 30 comunidades carentes. A viagem e o trabalho de pesquisa do grupo têm inspiração no legado de Mário de Andrade.
Primeira Impressão apresenta ToCachita, para piano solo de Daniel Wolf. Primeira Audição é dedicada à Mário de Andrade. Apresenta uma seleção de músicas coletadas pela Barca, ainda inéditas, e a gravação do Ciclo Poemas da Negra, na composição musical de C. Guarnieri, sob interpretação de Marina Machado (piano) e Ângela Barra (canto).
Lembramos que o Conselho Editorial de Música Hodie recebe e avalia material para publicação (artigos, resumos, gravações e partituras) continuamente no sistema blind review e com pareceristas externos. Informações detalhadas para submissão podem ser obtidas no final deste volume ou através do endereço: www.musicahodie.mus.br
Sonia Ray Editora