Editorial

Com satisfação apresento aos leitores a co-editora de Música Hodie, Adriana Fernandes, professora, pesquisadora e etnomusicóloga doutorada pela University of Illinois (EUA). Adriana compõe o corpo docente do PPG-Música da UFG e desde janeiro deste ano vem dividindo a responsabilidade de editar a Revista Música Hodie. Bem-vinda Adriana! Este volume traz oito Artigos. O primeiro é uma tradução de Antenor Corrêa e Graziela Bortz de um trabalho de Edward Cone sobre Stravinsky.

O segundo trata da formação do instrumentista e professor de música, num texto escrito por Scheilla Glaser e Marisa Fonterrada. A educadora Sonia Albano de Lima é a autora do terceiro artigo que discute a interdisciplinaridade desde sua conceitualização, metodologia até sua aplicabilidade no ensino musical. No quarto artigo, Rita Fucci Amato aprofunda a sua investigação sobre o fluxo expiratório em cantores líricos focando sobre as vogais. No quinto, Simone Andrade, Denise Fontoura e Carla Cielo fazem uma revisão da literatura mostrando as relações entre fonoaudiologia e canto. Éliton Pereira e Miriã Vasconcelos, autores do sexto artigo, relatam resultados de sua investigação acerca do canto coral comunitário. Caroline Pacheco desenvolve um estudo que lança mão do desenho para o desenvolvimento da percepção musical em crianças. O oitavo e último artigo, de Igor Baggio, parte da filosofia de Adorno, para discutir aspectos temporais da música.

As seções Primeira Audição, Primeira Impressão e Resumos foram suprimidas neste número, mas retornam no próximo. Lembramos que Conselho Editorial de Música Hodie recebe e avalia material para publicação (artigos, resumos, gravações e partituras) continuamente no sistema blind review e com pareceristas externos. Informações detalhadas para submissão podem ser obtidas através do endereço: www. musicahodie.mus.br

Boa leitura!

Sonia Ray e Adriana Fernandes Editoras