DEFINIÇÕES E EXEMPLOS SONOROS (DVD)

Definitions and Sound Examples

Zélia Chueke (org)

zchuekepiano@ufpr.br

O DVD é resultante do projeto chamado Definições e Exemplos Sonoros numa Abordagem do uso de Recursos Tecnologicos na Musica, que foi desenvolvido pelos alunos da disciplina Tecnologia na Música VI, do Curso de Produção Sonora no Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná no 2o semestre de 2006.

Dois aspectos da prática e ensino da música contemporânea representam o ponto de partida deste projeto: o primeiro e mais imediato, é a necessidade de proporcionar aos futuros bacharéis, uma experiência profissional no campo da pesquisa acadêmica, envolvendo além de prazos de submissão, o empenho na produção de um trabalho que ficará registrado, servindo de fonte de informação para outros pesquisadores. O produto final, em forma de DVD, é o testemunho da experiência acumulada pelos alunos do Curso de Bacharelado em Produção Sonora da Universidade Federal do Paraná, durante seis semestres de aprendizado na área da tecnologia aplicada à Música, que inspirou a maior parte das discussões em aula, trazendo consistência às definições nele constantes. Produções/publicações deste gênero vêem se provando necessárias, no sentido de esclarecer certas imprecisões cada vez mais freqüentes no uso de terminologia musical específica de todos os períodos, originando erros de comunicação entre os próprios profissionais.

1. Apresentação do projeto e suas finalidades

O objetivo principal deste projeto foi o de proporcionar aos alunos do Curso de Produção Sonora - Departamento de Música e Artes Visuais da Universidade Federal do Paraná - prestes a ingressar na vida profissional, uma oportunidade de registrar a prática dos conhecimentos e a experiência adquirida durante os seis semestres da disciplina Tecnologia na Música

Vol. 6 - Nº 2 - 2006

VI, obrigatória de acordo com o currículo vigente. Levando em consideração a ênfase dada aos recursos tecnológicos neste curso, este tipo de atividade provou-se deveras conveniente neste estágio final em direção a um primeiro diploma de Bacharelado, principalmente ao se apresentar a oportunidade de publicação, o que veio reforçar o caráter profissional da empreitada.

Em minha opinião, este trabalho é um exemplo bastante significativo do quanto a chamada “Música Contemporânea”, considerada a partir da segunda metade do século XX aos nossos dias, vem estabelecendo novos parâmetros para os conceitos de “novo” e “moderno” (Chueke, 2003, 100). Nas palavras de Olivier Messiaen, “...A música eletroacústica trouxe-nos timbres incríveis, efeitos sonoros extraordinários. Podemos afirmar que é a marca registrada do século XX.” (MESSIAEN, apud GILLY, 1991, p. 111).

Baseados em material bibliográfico e na experiência individual dos alunos, sob minha orientação enquanto professora do Curso de Música, responsável pela disciplina “Tecnologia na Música VI” durante

o semestre corrente e principalmente como musicista profissional, obedecendo a carga horária da disciplina (30 hs semestrais), desenvolvemos sessões de debates e conversas elucidativas que deram origem às definições contidas neste DVD, além de sessões de gravação e trabalho em estúdio visando a produção dos exemplos sonoros, o que exigiu algumas horas adicionais de dedicação, comprovando o empenho de todos na realização do projeto.

O formato DVD foi escolhido por facilitar o acesso a informações sem a necessidade de um computador e seu conteúdo foi determinado pelo que o grupo considerou imediatamente relevante, no sentido de esclarecer conceitos e terminologias que acabam por se perder, descaracterizando-se e tornando a comunicação a respeito da Música e principalmente entre os músicos (o que é mais grave), por vezes imprecisa e contraproducente. Isto vem acontecendo mesmo em se tratando de termos mais tradicionais, aprendidos nos primeiros anos de formação, o que torna evidente a necessidade de uma melhor assimilação de terminologia e conceitos, com vistas à desenvolver nos músicos, a capacidade de “articular para si mesmos e para outros (estudantes, professores e assim por diante) o que esta acontecendo na música (RINK, 2003, p. 41). Em sua maioria, os exemplos sonoros foram produzidos especialmente para o projeto, salvo algumas exceções

Primeira Audição (p. 165-170)

que constituem composições dos próprios alunos, que puderam aproveitar esta oportunidade para divulgar suas obras. Todos os alunos inscritos na disciplina empenharam-se com afinco na produção deste trabalho, pelo que merecem todos os méritos, como consta na ficha técnica, relacionada abaixo.

2. Ficha técnica

-Elaboração dos textos das definições: André Luis de Oliveira, Daniel Avilez, Daniel Bolda, Charlene Neotti, Eugênio Fim, João Pedro Caserta, Jorge Falcon, Kleber Gregório, Lilia Nakahodo, Luís Bourscheidt, Luiz Felipe Cândido Ribeiro, Mário Carta, Rafael Farias Forte, Rodrigo Lengning, Rogério Weis Naressi.

-Redação dos textos dos procedimentos de gravação dos exemplos musicais: Charlene Neotti, Kleber Gregório, Eugênio Fim, Luís Bourscheidt.

-Produção dos exemplos sonoros: Exemplos de Filtragem: Charlene Neotti, Rogério Weis Naressi, Jorge Falcon, Luiz Felipe Cândido Ribeiro, Rafael Farias Forte e Rodrigo Lengning; De interação em tempo real: Lilian Nakahodo, piano e Marcelo Oliveira, clarinete, executando o 2º movimento da Sonatina para Clarineta e Piano de José Siqueira, com intervenção em tempo real produzida por Kleber Gregório e André Luiz de Oliveira com a assistência de Eugênio Fim, Daniel Bolda, e Luís Bourscheidt; De ruído: João Pedro Caserta, Mario Carta e Daniel Avilez.

-Composições: Jorge Falcon – 504 I’m coming e Solipisis; Luiz Felipe C. Ribeiro – DROF; Kleber Gregorio – Beat eggs, black bird and electric relaxion e BK; Mário Carta – Diálogos 1; Eugênio Fim – Água na calha; Daniel Bolda – Espera Formatação do DVD: Eugênio Fim. Fotos: Mário Carta. Idealização, coordenação do projeto e edição de textos: Zélia Chueke

Vol. 6 - Nº 2 - 2006

Referências:

BOESSEUR, Jean-Yves. Vocabulaire de la musique contemporaine. Paris: Minerve, 1992.

CHUEKE, Zélia. Music Never Heard Before: the fear of the unkonw, MusicaHodie, Goiânia, vol. 3 n. 1/2, p. 100-104, 2003.

_______. Étapes d’écoute pendant la préparation et l’éxecution pianistique. Série Didactique de la Musique, Paris, n. 30, 2004.

GILLY, Cécile; Claude Samuel (Ed.). Composer, enseigner, jouer la musique d’aujourd’hui. Fondettes. Paris: Van de Velde, 1991.

GRM/INA-Groupe de Recherche Musicales /Institut Nacional de Áudio-Visuel. La musique Eletroacoustique, n. 1, Collection Musiques Tangibles, Paris, 2000.

HENRIQUE, Luis L. Acústica Musical. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002,

p. 1130.

RINK, John. Analysis and (or) performance? In: _______. Performing Música: A Guide to understanding. London: CUP, 2003.

Zélia Chueke - Pianista e pesquisadora, dedica-se à divulgação da música para piano dos séculos XX e XXI, assim como ao estudo de processos de percepção e cognição envolvendo este tipo de repertório. Atividades como concertista e conferencista; trabalhos publicados na Europa, EUA e Brasil. Entre 1997 e 2002, lecionou na University of Miami e na New World School of the Arts/ University of Florida. Pesquisadora Associada ao Observatoire Musical Français desde 2003 e Professor Adjunto do DeArtes, UFPR, desde 2005.

Primeira Audição (p. 165-170)