PERFIL VOCAL: REFLEXÕES SOBRE OS HÁBITOS DOS PROFESSORES DE MÚSICA NA VOZ

Tatiana Ottoni Teatini de Andrade Lobo

tatiana_lobo@bol.com.br

Jane Kátia Mendes Cravo Quintanilha – orientadora

janekatia@gmail.com

Patrícia Lima Martins Pederiva – co-orientadora

pat.pederiva@uol.com.br

Esta pesquisa pretende investigar o perfil vocal dos professores sobre alguns aspectos como hábitos, higienização vocal e postura. De acordo com a literatura, a voz consegue identificar a fisionomia e o estado físico de um indivíduo e pode denunciar o estado emocional do falante. Com isso, a emoção pode afetar a respiração e conseqüentemente a posição da laringe, causando assim sérios distúrbios vocais, que podem ser atribuídas também ao mau uso e ao excesso vocal. Assim esse trabalho tem como objetivos, traçar o perfil vocal dos professores da Escola de Música de Brasília - DF quanto aos hábitos, higienização e postura, discutir alguns parâmetros para a melhoria desses profissionais da voz, utilizando o Programa de Saúde Vocal (que consiste em exercícios diários para o aquecimento e fortalecimento das pregas vocais) e analisar esses dados utilizando o programa SPSS (pacote estatístico para as ciências sociais). Esse programa foi criado em 1968 para analisar conteúdos na área das ciências sociais. Com o tempo, ele foi sendo usado em outras áreas, como saúde, marketing, educação e no governo. A metodologia estudada neste trabalho é quantitativa e o instrumento metodológico é um questionário, contendo 15 questões, que avaliará hábitos, higienização vocal, a postura desses docentes, seu estado emocional e discutir alguns parâmetros para a melhoria desses profissionais da voz, usando o Programa de Saúde Vocal. Espera-se desse trabalho que contribua para o avanço da educação musical neste campo.

Palavras-chave: Perfil vocal; SPSS; Programa de Saúde vocal; disfonia.

Tatiana Lobo – Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB). Desde de 2005 é professora de teclado e musicalização para crianças de 3 a 12 anos. Em março de 2006 iniciou

o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Musical da Fundação Brasileira de Teatro – Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Já participou do Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música) realizada no período de 28 de agosto a 1º de setembro de 2006 na Universidade de Brasília – UnB, Brasília, DF, no 12º Simpósio de Musicoterapia realizada na Universidade Federal de Goiânia – Goiânia, GO no período de 6 a 9 de setembro de 2006 e no XV Congresso Encontro Anual da ABEM, no qual será apresentado como pôster neste último.

Resumo (p. 155-156)