Editorial

Este volume traz excepcionalmente nove Artigos, ao invés dos tradicionais seis publicados semestralmente por Música Hodie, numa decisão editorial inédita a fim de atender a grande demanda de textos aprovados por nossos consultores em 2006. O primeiro artigo trata da realização das partes de contrabaixo em obras orquestrais de Beethoven escrito pelo legendário contrabaixista Stuart Sankey, aqui traduzido e revisado por Fausto Borém. O segundo, trata de questões editoriais e de performance da Ciaccona em Ré Menor BWV 1004 de J. S. BACH, num texto escrito por Thiago Freitas e Daniel Wolf, que apresenta comparações entre edições, gravações e originais da obra. O clarinetista Fernando Silveira é o autor do terceiro artigo que discute a saúde do instrumentista e os cuidados necessários na escolha da técnica mais adequada à condição física de cada músico. O quarto artigo, das pianistas Joana Holanda e Cristina Gerling, destaca a importância das compositoras Esther Scliar e Eunice Katunda no contexto do Modernismo Brasileiro, detalhando passagens de suas carreiras que marcaram a própria história da música brasileira. Daniela Franco e Betina Landim, autoras do quinto artigo, apresentam a organização do repertório brasileiro para flauta doce em um catálogo detalhando os compositores e obras incluídas. No sexto artigo, Fábio Viana discute o conceito de ‘Comunicabilidade’ na música para flauta e piano de Guerra-Peixe. Mário de Andrade e sua importância na formação da crítica musical brasileira, particularmente como articulista na imprensa, é o assunto do sétimo artigo, de autoria de Liliana Bollos. O oitavo artigo, de Leonardo Aldrovandi, discute o conceito de espaço na peça ‘Charisma’ de I. Xenakis. A formação docente do professor de música é discutida por Rosane Araújo no artigo que finaliza a seção.

A seção Resumo apresenta trabalhos das pesquisadoras Adriana Braga e Tatiana Teatini Lobo, ambas estudantes da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, DF. A seção Resenha apresenta o livro “Estruturações harmônicas pós-tonais” de Antenor Ferreira, numa resenha elaborada por Matheus Bitondi.

A seção Primeira Audição apresenta o trabalho organizado pela professora Zélia Chuecke com os alunos da disciplina Tecnologia na Música VI do Curso de Produção Sonora da UFPR, que resultou num DVD criativo, informativo e didático. A seção traz também o registro da obra Xilogravura, de Ricardo Tacuchian, na interpretação cuidadosa e contextualizada do violista Sávio Santoro. A gravação foi feita ao vivo, na defesa de doutorado de Santoro na Boston University.

A seção Primeira Impressão foi suprimida deste volume devido ao grande número de artigos, mas volta em 2007.

Lembramos que o Conselho Editorial de Música Hodie recebe e avalia material para publicação (artigos, resumos, gravações e partituras) continuamente no sistema blind review e com pareceristas externos. Informações detalhadas para submissão podem ser obtidas através do endereço: www.musicahodie.mus.br

Sonia Ray

Editora