Editorial

Este volume 9 n. 2 (julho-dezembro de 2009), traz 9 itens sendo oito artigos científicos e uma resenha. Tradicionalmente a Revista Música Hodie que mantém 70% de cada número reservado para artigos científicos e destina 30% para itens de formatos variados com relevância acadêmica para a área de música, não necessariamente no formato científico.

A sessão dos Artigos é aberta com o texto da conferência intitulada “Teoria do Conhecimento e Arte” e proferida pelo pesquisador Jorge Albuquerque Vieira no XIX Congresso da ANPPOM em Curitiba (Agosto, 2009). A transcrição é de Sonia Ray. Os três textos que seguem versam sobre abordagens musicológicas. Leandro Gaertner e Ana Paula Pereira propõem uma discussão teórica sobre o funcionamento/configuração do processo inferencial do texto musical com o título provocativo “O que o texto musical tem a nos dizer?”; Magda de Miranda Clímaco apresenta uma discussão da musicologia como estudo multidisciplinar; Valdenora Maria de Sousa Pereira analisa poesia e música em seu texto “A Estrela, de Manuel Bandeira, sob a Visão Musical de Lindembergue Cardoso”. Os três textos seguintes falam sobre a temática educacional. Fredi Gerling aborda a questão da afinação do violino em “Programas de estudo no ensino corretivo da afinação”; César Albino e Sonia Regina Albano de Lima discutem a metodologia de pesqusia na educação musical noa texto “A aplicabilidade da pesquisa-ação na educação musical”; Patrícia Pederiva e Elizabeth Tunes propõem os coceitos de “Musicalidade x Amusicalidade” numa abordagem de ensino de música nas escolas regulares. O oitavo texto “A Sertaneja de Brasílio Itiberê: nacional ou estrangeira, amadorística ou sofisticada?” é uma reimpressão do artigo de Fautso Borém e Mario Luiz Marochi Junior publicado originalmente na Música Hodie Vol. 8 n. 2 com erros de impressão aqui corrigidos, fazendo justiça à qualidade do trabalho dos pesqusiadores e à transparência do processo editorial adorado por deste periódico.

A resenha desta edição, escrita por Sonia Ray, é dedicada ao CD Por Toda Minha Vida (2009) de Ana Valéria Poles (1ª contrabaxista da OSESP).

Revista Música Hodie opta por não divulgar os nomes de seus consultores ad-hoc, atendendo a orientação de indexadores internacionais e a decisão do I Fórum Nacional de Editores de Periódicos promovido pela ANPPOM (2007). Hodie usa o banco de pareceristas da ANPPOM para consultoria ad-hoc. Os nomes de todos os pesquisadores que compõem o banco podem ser consultados na íntegra no site da associação www.anppom.com.br

Lembramos que Conselho Editorial de Música Hodie recebe e avalia material para publicação (artigos, resumos, gravações e partituras) continuamente no sistema blind review e com pareceristas externos. Informações detalhadas para submissão podem ser obtidas através do endereço: www.musicahodie.mus.br

Boa leitura!

Sonia Ray e Ana Guiomar Rêgo Souza

Editoras