A PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E QUÍMICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES NO CATÁLOGO DA CAPES

Autores

  • Eva Aparecida da SILVA Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Araraquara (UNESP/FCLAr), Araraquara, São Paulo, Brasil, eva.silva@unesp.br https://orcid.org/0000-0003-2821-4062
  • Karen Chibana FERREIRA Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Araraquara (UNESP/IQ), Araraquara, São Paulo,Brasil, karen_chibana@hotmail.com https://orcid.org/0000-0003-2137-0652

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar o mapeamento das publicações nacionais sobre o ensino de Ciências e Química na Educação Escolar Indígena (EEI), realizado no Catálogo de Teses Dissertações da CAPES, e, entre os trabalhos encontrados, a análise das práticas de ensino envolvendo Ciências e Química na Educação Escolar Indígena, relacionando com os conteúdos propostos pelos documentos oficiais (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena, Diretrizes Nacionais para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, e BNCC referente a esses dois níveis de ensino) e os saberes e tradições de diferentes grupos indígenas. Com isso, buscou-se visibilizar as histórias, culturas e conhecimentos indígenas, no contraponto à visão eurocêntrica presente em diversos documentos analisados, bem como contribuir para que haja um parâmetro quantitativo das publicações, a partir do banco de dados da CAPES, acerca da Educação Escolar Indígena e o Ensino de Ciências e Química, trazendo, ainda, reflexões sobre a importância de incorporar a temática indígena em diversos campos de estudo e áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eva Aparecida da SILVA, Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Araraquara (UNESP/FCLAr), Araraquara, São Paulo, Brasil, eva.silva@unesp.br

Professora Doutora do Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Araraquara (UNESP/FCLAr). 

Karen Chibana FERREIRA, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Araraquara (UNESP/IQ), Araraquara, São Paulo,Brasil, karen_chibana@hotmail.com

Graduada/Licenciada em Química e Mestranda em Química no Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Araraquara (UNESP/IQ).

Downloads

Publicado

2022-01-26

Como Citar

SILVA, E. A. da .; FERREIRA, K. C. A PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E QUÍMICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES NO CATÁLOGO DA CAPES. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 15–25, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/71624. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Práticas e Vivências na Educação Escolar Indígena