VIDEOANIMAÇÃO WAY OF GIANTS: UMA PROPOSTA DE LEITURA DE TEXTO MULTISSEMIÓTICO

Autores

  • Natália Rodrigues Silva do NASCIMENTO Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil, natalia.nascimento1@estudante.ufla.br https://orcid.org/0000-0003-1156-6926
  • Marco Antonio VILLARTA-NEDER Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara, Araraquara, São Paulo, Brasil, villarta.marco@ufla.br
  • Helena Maria FERREIRA Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil, helenaferreira@ufla.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v24i1.68363

Resumo

O presente texto tem como objetivo principal apresentar uma proposta de leitura da videoanimação Way of Giants (2016), partindo das orientações da BNCC (BRASIL, 2018) e dos pressupostos teóricos dos estudiosos do Círculo de Bakhtin. Para tanto, propõe-se uma análise das múltiplas semioses que compõem esse enunciado em diálogo com as condições de produção, circulação e recepção que o constituem, com o intuito de que essa leitura, levada para sala de aula, propicie o estudo do gênero discursivo videoanimação como um enunciado concreto. Além disso, por meio dessa proposta de leitura, pretende-se contemplar uma abordagem das culturas indígenas de modo transversal e integrador, com o fim de contribuir para a expansão do horizonte de visão dos alunos sobre a pluralidade cultural, em conformidade com as disposições da BNCC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Rodrigues Silva do NASCIMENTO, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil, natalia.nascimento1@estudante.ufla.br

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Lavras (UFLA); bolsista do Programa de Apoio à Pós-graduação da FAPEMIG.

Marco Antonio VILLARTA-NEDER, Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara, Araraquara, São Paulo, Brasil, villarta.marco@ufla.br

Doutor em Letras (Linguística e Língua Portuguesa) pela Unesp-Ar. Professor Associado do Departamento de Estudos da Linguagem e docente do Mestrado Acadêmico em Letras, Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências/Educação Ambiental e Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Helena Maria FERREIRA, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil, helenaferreira@ufla.br

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Associada do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL) e dos Programas de Pós-Graduação em Letras e em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

NASCIMENTO, N. R. S. do .; VILLARTA-NEDER, M. A. .; FERREIRA, H. M. . VIDEOANIMAÇÃO WAY OF GIANTS: UMA PROPOSTA DE LEITURA DE TEXTO MULTISSEMIÓTICO. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 191–204, 2020. DOI: 10.5216/lep.v24i1.68363. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/68363. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

O ensino de línguas por meio de gêneros e mediado por tecnologias digitais