BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: GÊNEROS DISCURSIVOS DA CULTURA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v24i1.64076

Resumo

Este artigo investiga os gêneros discursivos da cultura digital que a BNCC considera relevantes para o estudo nos anos finais do ensino fundamental, bem como a concepção de letramento que deverá embasar o estudo deles. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa. O estudo apontou que o documento considera gêneros da cultura digital os textos multissemióticos e hipermidiáticos como vlog,  vídeo-minuto, podcast, gameplay, detonado, spot, jingle, playlist, fanfic, fanzines, e-zines, fanvídeos, fanclipes, posts em fanpages, trailer honesto, reportagem multimidiática, fotorreportagem, foto-denúncia, meme, charge digital, political remix, gif, petição on-line, blog, vídeo-poema, vidding, ciberpoema, relatos multimidiáticos e verbetes de enciclopédias colaborativas. A concepção de letramento que deverá embasar o estudo desses gêneros é a dos Multiletramentos e dos Novos Letramentos. Ressalta-se que o letramento exigido para a contemporaneidade é mutável, não sendo possível afirmar que o letramento necessário hoje será suficiente para atender às demandas de um futuro próximo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Aparecida VERGNA, Universidade Estácio de Sá, Linhares, Espírito Santo, Brasil, marciavergna@yahoo.com.br

Doutoranda em Educação na linha de pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais com bolsa da CAPES/PROSUP, mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, com graduação em Letras (Português e Inglês) e especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. É professora da educação básica. Tem experiência na área de Letras, principalmente no desenvolvimento de projetos de leitura e escrita. Interessa-se por temáticas relacionadas ao desenvolvimento de projetos de leitura e escrita e uso das tecnologias da informação e comunicação nos processos educacionais. Também faz parte da equipe de editores/revisores da revista Educação e Cultura Contemporânea (Qualis A2) da UNESA.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

VERGNA, M. A. . BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: GÊNEROS DISCURSIVOS DA CULTURA DIGITAL. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 45–59, 2020. DOI: 10.5216/lep.v24i1.64076. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/64076. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

O ensino de línguas por meio de gêneros e mediado por tecnologias digitais