PROPOSTA DIDÁTICA PARA UM TRABALHO COM NOTÍCIAS VERDADEIRAS E FALSAS: DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v24i1.63915

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma proposta didática, que pode ser aplicada do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, centrada no estudo do gênero notícia, com base em pressupostos do Letramento Crítico (JANKS, 2010, 2011, 2013, 2016; JANKS et al, 2013). Nela contemplamos as práticas de linguagem - oralidade, leitura, análise linguística/semiótica, produção textual -, alguns objetos de conhecimento e algumas habilidades, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC de LP (BRASIL, 2017), na abordagem de notícias verdadeiras e de fake news. Acreditamos que nossa proposta, somada a outras, poderá contribuir na formação do aprendiz, possibilitando-lhe o desenvolvimento de seu potencial como leitor, como analista crítico - especialmente de notícias verdadeiras e de fake news e dos efeitos das tecnologias nas nossas vidas- , como produtor de diferentes textos e, consequentemente, a sua participação efetiva em diversas práticas sociais.

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Biografia do Autor

Conceição Maria Alves de Araújo GUISARDI, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, cvguisardi@gmail.com

Doutoranda em Estudos linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, da Secretaria de Educação do Distrito Federal. É membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional, da UFU. Bolsista Capes. Este trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior - Brasil - Capes- Código do financiamento 001.

Maria Aparecida Resende OTTONI, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, cidottoni@gmail.com

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília. Docente dos cursos de Letras e de Jornalismo, do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Uberlândia. Líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Análise de Discurso Crítica e Lingu´ística Sistêmico-Funcional. Contato: cidottoni@gmail.com.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

GUISARDI, C. M. A. de A. .; OTTONI, M. A. R. . PROPOSTA DIDÁTICA PARA UM TRABALHO COM NOTÍCIAS VERDADEIRAS E FALSAS: DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 151–175, 2020. DOI: 10.5216/lep.v24i1.63915. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/63915. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

O ensino de línguas por meio de gêneros e mediado por tecnologias digitais