LEXICOLOGIA E LINGUÍSTICA APLICADA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES E IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

Autores

  • Kássia Mariano de SOUZA Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
  • Vanessa Regina Duarte XAVIER Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v23i1.63872

Resumo

O léxico tem papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem de qualquer língua e, por isso, deve ser incluído nas práticas didático-pedagógicas. No entanto, apesar de essencial, o ensino do léxico tem ocupado papel secundário em relação ao ensino da gramática (ANTUNES, 2012). Diante disso, é objetivo deste trabalho traçar inter-relações entre a Linguística Aplicada (LA) e a proposta de ensino do léxico, objetivando mostrar a importância do léxico em todos os níveis de ensino. Além das discussões teóricas embasadas principalmente por Barbosa (1992) e Cavalcanti (1986), verificamos a oferta de disciplinas relacionadas ao léxico na grade curricular dos cursos de Letras oferecidos pela UFG-RC, com o intuito de verificar a formação lexical que os professores de Língua Portuguesa têm recebido. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kássia Mariano de SOUZA, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora na Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

Vanessa Regina Duarte XAVIER, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

Doutorado em Letras, pelo programa de Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

Downloads

Publicado

2020-06-12

Como Citar

MARIANO DE SOUZA, K.; REGINA DUARTE XAVIER, V. . LEXICOLOGIA E LINGUÍSTICA APLICADA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES E IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 23, n. 1, p. 133–144, 2020. DOI: 10.5216/lep.v23i1.63872. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/63872. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos de temática livre