L´ÍNGUA PORTUGUESA: FACTOR DETERMINANTE DE DESIGUALDADE SOCIAL NO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL

Autores

  • Óscar Rosário Jorge DANIEL Universidade Rovuma
  • Geraldina de Lurdes Paia GUEZE Universidade Rovuma

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v23i1.63774

Resumo

O presente artigo tem por objectivo compreender o processo de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa no Ensino Secundário Geral, tendo em conta os alunos provenientes do Ensino Bilingue, em Moçambique. E, especificamente pretendeu-se avaliar o impacto do Ensino Bilingue no Ensino Secundário Geral onde as aulas são ministradas em Língua Portuguesa e propor algumas políticas educacionais a fim de minimizar as desigualdades sociais entre os alunos provenientes do ensino bilingue e os do monolingue. Para alcançarmos estes objectivos, desenvolvemos uma pesquisa de carácter descritivo que consistiu na observação e análise dos factos colhidos da realidade, procurando classificá-los, explicá-los e interpretá-los. Realizada a pesquisa concluiu-se que os alunos provenientes dos dois sistemas de ensino apresentam grandes dificuldades de comunicação em língua portuguesa. Associando-se a isso, estão também os professores que apresentam muitas deficiências no uso de métodos que possam levar os alunos a desenvolverem as quatro habilidades linguísticas (ouvir, ler, falar e escrever), devido a uma série de factores, com destaque para a falta de uma pré-formação nas didácticas de ensino do Português como L2 e ausência de capacitações sistemáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Óscar Rosário Jorge DANIEL , Universidade Rovuma

Doutorando em Linguística do Português, especialidade Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa, na Universidade de Coimbra, Portugal. Docente da Universidade Rovuma, Extensão de Niassa.

Geraldina de Lurdes Paia GUEZE , Universidade Rovuma

Mestre em Jornalismo e Estudos Editoriais pela Universidade Pedagógica-Maputo. Docente da Universidade Rovuma, Extensão de Niassa.

Downloads

Publicado

2020-06-04

Como Citar

ROSÁRIO JORGE DANIEL , Óscar .; DE LURDES PAIA GUEZE , G. . L´ÍNGUA PORTUGUESA: FACTOR DETERMINANTE DE DESIGUALDADE SOCIAL NO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 23, n. 1, p. 57–73, 2020. DOI: 10.5216/lep.v23i1.63774. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/63774. Acesso em: 5 out. 2022.

Edição

Seção

História da Língua Portuguesa em diferentes perspectivas