ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: ANÁLISES SOBRE DOCUMENTOS OFICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v24i1.62538

Resumo

Com o objetivo de investigar como o uso das TDIC faz parte do currículo escolar e de formação docente, esta pesquisa analisa, comparativamente, a BNCC de língua portuguesa do Ensino Médio (BRASIL, 2018) e as DCN para formação inicial (BRASIL, 2015). Além de considerar o currículo previsto para a educação básica, a formação docente não pode perder de vista documentos que alteram a organização dos ciclos da educação, como a Reforma do Ensino Médio (BRASIL, 2017). Essa análise apontou que a BNCC procura incluir as TDIC em sua proposta por meio do trabalho com gêneros discursivos multimodais (ROJO, 2017), contemplando as novas formas de sociabilidade (SALOMÃO, 2018). pretendeu-se levantar discussões sobre a importância de a formação docente ser vista sob uma nova ótica, articulada à necessidade de investimentos na educação pública, levando em conta que a implementação da BNCC é uma realidade para a qual os professores precisam se preparar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaciluz DIAS, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, jaciluzdias@gmail.com

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística.

Marta Cristina da SILVA, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, martacris.silva@gmail.com

Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística, na linha de pesquisa Linguagem e Humanidades, e na graduação em Letras (habilitação em Língua Inglesa).

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

DIAS, J.; SILVA, M. C. da . ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: ANÁLISES SOBRE DOCUMENTOS OFICIAIS. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 77–88, 2020. DOI: 10.5216/lep.v24i1.62538. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/62538. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

O ensino de línguas por meio de gêneros e mediado por tecnologias digitais